TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercado

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Economia e Mercado

Alunos: Angelita Mattos, Carol Mello, Daiane Meinhardt, João Rohenkohl, Marlei Gomes

Professor Jean Amann

1- Dentro do estudo da ciência econômica duas principais vertentes podem ser diferenciadas. A microeconomia, e a macroeconomia. Argumente sobre as principais diferenças entre uma vertente e outra, exemplificando situações onde aplicam-se o conceito da microeconomia, e situações onde se aplicam os conceitos da macroeconomia. (10%)

São duas as grandes áreas da Teoria Econômica a microeconomia e macroeconomia. Na microeconomia temos os estudos dos agentes individuais, ou seja, as famílias, as empresas e o governo. Neste caso a microeconomia estuda como a economia afeta de maneira individual cada agente, e isso ocorre através da formação de preços que é ditada pela oferta e demanda, e também pelo quanto uma organização produz lucro conforme a teoria da firma, como um produto serve para produção de um outro produto como diz a teoria de produção. Há nesta área também as práticas de mercado como monopólios, oligopólios e as concorrências perfeitas e monopolísticas. Entre os exemplos que podemos citar deste tipo estão os consumidores privados, empresas, trabalhadores em geral e produtores de bens e serviços. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

A macroeconomia se dedica ao estudo de todas as variáveis econômicas de modo geral, ou seja, o comportamento global da economia de uma nação ou país, e os agentes fazem parte de um todo. A macroeconomia analisa indicadores como poupança, índices de desemprego, investimentos, PIB, taxas de juros, taxas de câmbio, salários, Inflação, níveis de preços e diversos outros índices. Através destes fenômenos econômicos estudados e seus comportamentos a macroeconomia tem por objetivo alcançar o crescimento econômico, o pleno emprego e o controle inflacionário.

2- 2. Explique a relação existente entre o crescimento econômico e o nível de emprego, duas das quatro metas macroeconômicas estudadas, evidenciando o comportamento esperado para o nível de emprego, e sua remuneração, em (i) momentos de forte crescimento econômico do país, e (ii) em momentos de estagnação econômica. (25%)

 No momento de forte crescimento econômico onde o PIB está aumentado se produz mais e em consequência disto a geração de emprego acompanha este crescimento e sendo assim a renda está propícia a ser maior, já quando há estagnação econômica o PIB diminui e consequentemente a queda do nível de emprego e isto leva á uma menor remuneração. Neste momento o governo precisa intervir para que a economia aumente.

3. A inflação trata-se de um dos assuntos econômicos mais debatidos no dia-a-dia. Argumente sobre as causas e os reflexos de um processo inflacionário, evidenciando como esse processo impacta a rotina das pessoas e das empresas. (20%)

A inflação é causada por diversos fatores um destes está ligado a Política monetária, tendo como exemplo a impressão de cédulas(dinheiro) pelo governo, há também as causas psicológicas, quando alguns agentes aumentam os preços por acreditar que outros aumentarão também, por uma causa real, onde há um desajuste entre oferta e demanda por bens e serviços, por causas governamentais, onde o governo gasta mais do que arrecada e acaba aumentando os impostos para cobrir as despesas de seus custos e este custo é repassado a nós contribuintes e consumidores. Todos estes fatores juntos ou separadamente geram um grande impacto no orçamento como um todo e se refletem no orçamento das famílias no setor empresarial e consequentemente refletem na economia de um país, pois assim empresas empregam menos, famílias gastam menos e o país arrecada menos.  

4. Em se tratando de políticas econômicas, a política monetária é aquela vinculada à moeda, bem como aos juros vigentes da economia e à concessão de crédito. Sabemos também que a inflação é outro ponto englobado por esta política. Explique como a política monetária pode ser empregada tanto em uma direção expansionista, quanto restritiva, tornando claras as ferramentas possíveis de serem utilizadas pelo governo, e suas consequências gerais. (25%)

A política restritiva tem por objetivo diminuir a inflação e para isso procura conter a demanda interna através do aumento das taxas de juros limitando crédito fazendo com que o consumo desacelere e assim a inflação diminua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com