TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercados

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

MBA-GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

MAIRA CRISTINA BAUMANN

MARCOS ROGERIO SERAPHIM

TAISE REINERT

DESAFIO PROFISSIONAL

JARAGUA DO SUL

2018


MAIRA CRISTINA BAUMANN

MARCOS ROGERIO SERAPHIM

TAISE REINERT

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade

Anhanguera de Jaraguá do Sul, como requisito

parcial para a aprovação na disciplina Economia e Mercado.

        

JARAGUA DO SUL

        2018        

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

2.1        Breve histórico:        5

2.2        Cooperativas de crédito        6

2.3        Como ser um cooperado Viacredi?        7

2.4        Produtos e serviços da cooperativa.        8

2.5        Influências do governo        9

3.        Conclusão        10

4.        Referências Bibliográficas        11


  1. Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisas de referências das competências técnico-teóricas de economia e mercado, utilizadas pela empresa Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí – Viacredi. Serão abordados temas como a contextualização do setor de cooperativas onde a Viacredi encontra-se inserida, uma breve explanação desde a sua constituição até a expansão dos dias de hoje, principais produtos e serviços oferecidos aos cooperados, influencias das esferas governamentais sobre o negócio, em relação a impostos, taxas de juros e financiamentos, os efeitos das externalidades positivas e negativas para com a sociedade e como o setor reage a crise financeira do país.

  1. Desenvolvimento
  1. Breve histórico:

A Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí - Viacredi é uma instituição financeira, organizada sob forma de sociedade cooperativa e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. A Viacredi não tem fins lucrativos e sua gestão é democrática por pertencer aos cooperados. O seu grande diferencial é que as eventuais sobras de balanço anual retornam para os cooperados. Na década de 60 a Viacredi teve como atuação inicial em Blumenau no qual foi constituída pela CrediHering, os empréstimos eram apenas para os colaboradores da Hering. Na década de 70 ampliou o atendimento admitindo cooperados que eram funcionários das filiais da Companhia Hering e houve a expansão da Cia Hering e Credihering. Na década de 80, a Viacredi abriu dois postos de atendimento em cidades vizinhas e na década de 90 possibilitou a abertura de contas para comunidade. Já na década de 2000 mil, mais de 7 mil cooperados elegeram o nome Viacredi como designação para CrediHering. Houve a criação do PROGRID, que é um programa de integração e desenvolvimento para cooperados e comunidade, ofertando cursos na modalidade de ensino a distância e também presencial. Atualmente, a Viacredi tem aproximadamente 432 mil cooperados, em benefício dos quais promove o desenvolvimento econômico e social, através da prestação de serviços financeiros, com qualidade e a custos baixos, orientada pelos princípios cooperativistas. Na Viacredi, os cooperados têm a oportunidade de participar sempre, seja nas operações realizadas no dia a dia, contribuindo com sugestões ou através de assembleias gerais. Hoje possui 7 Postos de Relacionamentos e 83 Postos de Atendimento presentes nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luís Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder e Timbó. E conta com um quadro de 1.398 funcionários. A Viacredi tem como missão: “Oferecer soluções financeiras aos cooperados, fundamentadas nos princípios do cooperativismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua.” E como visão: “Ser reconhecida pelos cooperados e comunidade onde atua, pela excelência do atendimento, como a melhor alternativa em soluções financeiras e como referência de preços no mercado.”

Princípios do cooperativismo:

1. Adesão voluntária e livre;

2. Gestão democrática pelos membros;

3. Participação econômica doa membros;

4. Autonomia e independência;

5. Educação, formação e informação;

6. Inter cooperação;

7. Interesse pela comunidade.

  1. Cooperativas de crédito

O que são Cooperativas?

Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. A associação em cooperativa pode ser alternativa para obtenção de crédito personalizado. O objetivo da cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e a prestação de serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis.

  Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (313.1 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com