TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elasticidade

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de elasticidade

1° período de Administração

Para começar falaremos do “por que a redução nas refinarias não chega às bombas”. Para entendermos o porquê disso, é preciso saber que os combustíveis são bens inelásticos, ou seja, o aumento do preço não fará com que o consumidor deixe de consumir a mesma quantidade, no máximo reduzira um pouco o consumo. Assim, se o preço aumentar em 1%, o consumo reduz em menos que 1%, estes bens são chamados de “bens inelásticos”. De forma geral, bens inelásticos são essências às pessoas ou por necessidade ou hábitos culturais. O Governo Federal e os governos estaduais sabem quais bens são inelásticos. Em função disto, quando vão tributar estes produtos, tributam em partes muito elevadas. Portanto como os combustíveis são inelásticos, e como seu consumo não irá reduzir em função de aumentos de preços, quando o governo aumenta impostos, o empresário vai repassar integralmente este aumento de impostos para o consumidor. Por sua vez, quando o governo reduz impostos, esta redução não chegará a você porque os empresários se apropriam desta redução.

O segundo tema será sobre “o preço do feijão”, dificuldades no plantio do feijão no ano de 2016, fez com que o preço do feijão aumentasse bastante, principalmente o carioquinha que é o mais consumido pelos brasileiros, esse aumento no preço do feijão carioquinha, fez com que as pessoas deixassem de consumir feijão, ou que trocassem o feijão carioquinha pelo feijão preto, isso fez com que o consumo do feijão preto aumentasse isso por causa do seu valor mais baixo. Nesse caso, podemos perceber que acontece o contrario do caso dos combustíveis, isso por que o feijão é um bem elástico, ou seja, o aumento do preço diminui drasticamente o consumo. Assim, o aumento do feijão carioquinha fez com que os consumidores procurassem trocar para outros tipos de feijão, isso nos mostra que o feijão é um bem elástico por conta de que o aumento no seu preço fez com que os consumidores buscassem por um substituto do feijão carioquinha.

A conclusão que cheguei é que, os bens inelásticos, são aqueles no qual o aumento do preço não fará com que o consumidor deixe de consumir a mesma quantidade, por conta de necessidade ou hábitos culturais, sabendo disso o governo tributa esses bens inelásticos com preços bem elevados. E bens elásticos, são aqueles que o aumento do preço fará com que o consumidor reduza o consumo de um bem ou troque por um bem substituto que esteja com o preço mais baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (296 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com