TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística na Administração e na Economia

Artigo: A Estatística na Administração e na Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

A Estatística na Administração e na Economia

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia dos povos. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. Por meio de exploração, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas. Eis alguns exemplos da aplicação da Estatística à Administração e a Economia. Uma firma que está se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências dos consumidores no mercado de interesse. Para isso, pode fazer uma pesquisa de mercado entrevistando um número de residências escolhidas aleatoriamente. Poderá, então, usar os resultados para estimar as preferências de toda a população. As técnicas estatísticas são necessárias para separar efeitos de fatores diferentes. Por exemplo, é possível que, em uma comunidade, o consumo de sorvete dependa do preço do produto, da renda média local, do número de crianças na comunidade e na temperatura média.

Se dispuser de observações de todos os diferentes fatores em jogo, o pesquisador poderá aplicar a análise de regressão para determinar quais fatores têm os efeitos mais importantes.

Conceito

A palavra Estatística tem dois significados diferentes, embora relacionados. No sentido mais comum, estatística significa um conjunto de dados numéricos. Por exemplo, podemos recorrer à estatística para resumir o desempenho de um time de futebol durante uma temporada, ou para relacionar os nascimentos e os óbitos em uma cidade, ou ainda descrever as características de um novo edifício. Há também importantes estatísticas da administração pública, como o produto interno bruto (PIB) e o índice de preços ao consumidor (IPC). A palavra estatística também designa o ramo da matemática aplicada que analisam dados.

Estatística – É a ciência que envolve a coleta, a classificação, o resumo, a organização, a análise e a interpretação da informação numérica oriunda de estudos ou experimentos, realizada em qualquer área do conhecimento.

A Estatística é dividida em duas grandes áreas:

• Estatística Descritiva – utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses dados e para apresentar a informação de forma conveniente.

• Inferência Estatística – utilizar dados de amostras para obter estimativas sobre a população.

Fases do método estatísco

Coleta de dados

Depois do planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar, inicia-se a coleta de dados numéricos necessários a sua descrição.

A coleta de dados classifica-se em: a) Coleta Direta: é feito sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e obtidos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes ao diário de classe dos alunos de uma escola ou, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários, como é o caso das notas de verificação e de exame, censo demográfico etc. A coleta direta divide-se relativamente ao fator tempo em:

Contínua: registros realizados continuamente.

Exemplo: nascimentos e óbitos, freqüência dos alunos ás aulas etc;

Periódica: realizados em intervalos constantes de tempo.

Exemplo: censos (de 10 em 10 anos), avaliações mensais dos alunos;

Ocasional: realizados extemporaneamente para atender uma conjuntura ou emergência.

Exemplo: Epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.

b) Coleta Indireta: é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.

Exemplo: pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.

Crítica dos Dados

Os dados obtidos devem ser cuidadosamente criticados, a procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros que possam influir sensivelmente nos resultados.

Crítica Externa: visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas;

Crítica Interna: visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

Apuração dos Dados

É a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com