TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Mercados

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Estruturas de Mercado

  1. Escolha duas e comente, de forma rápida, sobre as características das estruturas de mercado.

A Concorrência Perfeita tem a existência de uma grande quantidade de vendedores e compradore; possue grande diferença entre os produtos oferecidos; os compradores e vendedores tem grande acesso as informações do produto e se sujeitarão aos preços de mercado para produzi-los; tem a facilidade de entrar e sair do mercado; os empresários focam no lucro e os consumidores na satisfação.
Já o Monopólio é o contrário da C.P, existindo apenas um ofertante do produto, não possuindo concorrente, existe também a barreira para entrada de novas industrias, Existência de economias de escala,os curso variáveis são baixos, existÊncia de controle sobre matéria prima e Direitos autorais e patentes de produção.

  1. A concorrência perfeita admite que os vendedores e compradores tem um grande porte para influenciar o preço dos produtos e serviços que oferecem no mercado?

Não, pois o mercado que sujere  os preços, para não reduzi-lo ou aumentá-lo

  1. Aponte diferenças entre oligopólio e oligopsônio.

O Oligopólio possue grande quantidade de consumidores, para pequena quantidade de vendedores. O Oligopsônio possue pequena quantidade de consumidores para grande quantidade de vendedores.

  1. Baseando-se na realidade brasileira, aponte um exemplo de cada uma das estruturas apresentadas na Matriz de Stakelberg

  1. Comente sobre a estrutura de mercado que dificulta a entrada de novos agentes econômicos no mercado

Existe apenas um ofertante de um bem ou serviço que não apresenta um substituto próximo, ou seja, que não possui concorrente no mercado em questão, dificultando a entrada de novas empresas no mercado, pois vai ser difícil concorrer com uma empresa grande.

  1. O que é um monopólio natural?  Aponte algum caso no Brasil ou no mundo

Em função do alto custo inicial para o fornecimento dos produtos ou serviços, como ocorre, por exemplo, com as companhias ferroviárias, de energia elétrica ou telefonia. Um exemplo no Brasil é a Eletropaulo.

  1. O que você considera como sendo problema no caso de uma concentração de mercado?

A falta de serviços, descontentação do cliente, a empresa pode não conseguir suportar a quantidade de serviços ou bens que a população precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com