TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expansão comercial à empresa agrícola

Por:   •  7/3/2018  •  Resenha  •  5.736 Palavras (23 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 23

Capitulo 1:

Da expansão comercial à empresa agrícola

A ocupação economica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. O comercio interno Europeu, havia alcançado um elevado grau de desenvolvimento no século xv, quando as invasões turcas começaram a criar dificuldades crescentes às linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas.

A descoberta das terras americanas é basicamente um episódio dessa obra ingente.

O ouro acumulado pelas velhas civilizações da meseta mexicana e do altiplano andino é a razão de ser da américa, como objeto dos europeus, em sua primeira etapa de existencia histórica. A legenda de riquezas inapreciáveis por descobrir corre a Europa e suscita um enorme interesse pelas novas terras.

Devido a grande quantidade de ouro, houve uma possibilidade muito maior de lucro.

O inicio da ocupação economica do territorio brasileiro é em boa medida, uma consequência da pressão politica exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais nações européias.

Os franceses organizam sua primeira expedição para criar a primeira colonia de povoamento do continente, é para a costa setentrional do Brasil que voltam as vistas. Esse movimento foi acompanhado de perto pelos portugueses a qualquer custo para evitar a ocupação de suas terras.

A miragem do ouro que existia no interior das terras do Brasil, à qual não era estranha a pressão crescente dos franceses, pesou seguramente na decisão tomada de realizar um esforço relativamente grande para conservar as terras americanas.

A Espanha teve que ceder à pressão dos invasores em grande parte das terras que lhe cabiam pelo tratado de Tordesilhas. [Espanha reduziu seus dominios para não perde-los por completo, aprofundou a tatica de povoamento em terras ricas]

O comércio de peles e madeiras com os indios, que se desenvolve durante o sexulo XVI em toda a costa do continente é de reduzido alcance e não exige mais que o estabelecimento de precárias feitorias [Intuito de produção]

Coube a Portugal a tarefa de encontrar uma forma de utilização economica das terras americanas que não fosse a fácil extração de metais preciosos. Somente assim era possível cobrir os gastos de defesa dessas terras.

A exploração economica das terras americanas deveria parecer, no século XVI, uma empresa completamente inviável. Por essa epoca nenhum produto agrícola era objeto de comércio em grande escala na Europa. [Não havia naquele momento uma demanda na Europa que justificasse tal empreendimento].

Capitulo 2

Fatores do Êxito da Empresa Agrícola

Os portugueses haviam ja iniciado há algumas dezenas de anos a produção, em escala relativamente grande, nas ilhas do Atlântico, de uma das especiarias mais apreciadas no mercado europeu: o açucar. Essa experiência formentou o desenvolvimento em Portugal da indústria de equipamentos para os engenhos açucareiros. Sem esse relativo avanço técnico de Portugal nesse setor, o êxito da empresa brasileira teria sido mais dificil ou mais remoto.

A crise de superprodução dessa época indica claramente que nas áreas comerciais estabelecidas tradicionalmente pelas cidades mediterrâneas o açucar não podia ser absorvido senão em escala relativamente limitada. Uma das consequencias principais da entrada da produção portuguesa no mercado fora a ruptura do monopólio, que mantinham os venezianos, do acesso às fontes de produção.

A produção portuguesa de açucar passa a ser mais uma empresa em comum com os flamengos que recolhiam o produto em Lisboa, refinavam-o e faziam a distribuição por toda a Europa, particularmente o Báltico, a França e a Inglaterra.

A contribuição dos flamengos - particularmente holandeses para a grande expansão do mercado do açucar, na segunda metade do seculo XVI, constitui um fator fundamental do êxito da colonização do Brasil [Houve espaço para absorção da produção brasileira]. Os holandeses eram nessa época o unico povo que dispunha de suficiente organização comercial para criar um mercado de grandes dimensões para um produto praticamente novo, como era o açucar.

Tudo indica que capitais flamengos participaram no financiamento das instalações produtivas no Brasil, bem como no da importação da mão-de-obra escrava. Poderosos grupos financeiros holandeses, interessados como estavam na expansão das vendas do produto brasileiro, seguramente terão facilitado os recursos requeridos para a expansão da capacidade produtiva. [Holandeses era o centro financeiro mundial]

Havia considerada escassez de oferta de mão-de-obra que prevalecia em Portugal. Por essa época os portugueses eram já senhores de um completo conhecimento de mercado africano de escravos. Mediante recursos suficientes, seria possível ampliar esse negócio e organizar a transferência para a nova colônia agrícola da mão-de-obra barata.

Houve resistências das tribos indigenas quanto ao trabalho escravo.

Cada um dos problemas referidos, técnica de produção, criação de mercado, financiamento, mão-de-obra, pôde ser resolvido no tempo oportuno e sem planejamento prévio.

O exito da grande empresa agrícola do século XVI, salva Portugal economicamente. No seculo seguinte, quando se modifica a relação de forças na Europa com o predomínio das nações excluídas da América pelo tratado de Tordesilhas, Portugal já havia alcançado enormemente ocupação efetiva da parte que lhe coubera.

Capitulo 3

Razões do Monopólio

Os espanhóis continuaram concentrados em sua tarefa de extrair metais preciosos. Ficaram cada vez mais limitados geograficamente devido as pressões de seus adversários. A forma como estavam organizadas as relações entre Metrópoles e colônias criaram uma permanente escassez de meios de transportes, e era causa de fretes excessivamente elevados. [As leis das Índias, impediam rigorosamente a entrada de barcos nac-espanhóis nos portos americanos e limitavam o tráfego com a Espanha ao porto de Sevilha]. As exportações são cada vez menores.

Os metais preciosos que a Espanha recebia da América sob a forma de transferências unilaterais provocavam um afluxo de importação de efeitos negativos sobre a produção interna e altamente estimulante para os demais economias européias. Por outro lado, a possibilidade de viver direta ou indiretamente de subsídios do Estado fez crescer o número de pessoas economicamente inativas, reduzindo a importância relativa na sociedade espanhola e na orientação da política estatal dos grupos dirigentes ligados às atividades produtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com