TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR TAYLOR RELATÓRIO SOBRE A EMPRESA PEPSI-COLA COMPANY

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA[pic 1]

Bacharelado em Administração de Empresas

Erika Alves do Nascimento

PROJETO INTEGRADOR TAYLOR

RELATÓRIO SOBRE A EMPRESA PEPSI-COLA COMPANY

Santos

2022

INTRODUÇÃO

A proposta do presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise através de uma das maiores empresas do segmento de bebidas do tipo refrigerantes, a Pepsi-cola Company, uma empresa de refrigerante feito de noz de cola.

Partindo desse principio, contarei de forma clara e objetivo como a empresa surgiu, quem a criou, como ela chegou ao Brasil, apresentando e relatando sobre sua microeconomia, algumas de suas estratégias de marketing para alavancar sua marca, chegando a ser uma marca mundialmente conhecida.

Considerada a segunda maior no ramo, ficando atrás apenas pela sua maior rival, a Coca- cola que, lídera o negócio de refrigerantes. A Pepsi-cola ainda sim é muito apreciada em todo o mundo. Anos depois ela chegaria ao Brasil.

A marca que pertence a empresa PepsiCo, é uma empresa transnacional estadunidense e foi criada em 1898 no estado da Carolina do Norte por um farmacêutico chamado Caleb Davis Bradhan com intuito de combater uma doença causada pela falta da enzima pepsina, a dispepsia (má digestão) que acabou dando origem a bebida que , após passar por algumas mudanças  ingredientes e chegar a forma como se encontra nos dias de hoje.

O tema apresentado foi resultante de pesquisas de sites, livros e estudos de casos, com foco em apresentar a história da empresa, da marca, rentabilidade e suas estratégias de divulgação através da publicidade e meios digitais.

 

1. PEPSI- COLA- RAMO DE REFRIGERANTES

A Pepsi-cola surgiu de forma muito semelhante a sua rival Coca- Cola.  Sua fórmula era feita de água carbonada (gasosa), açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo e noz moscada), pepsina e extrato de noz de cola, e foi criada em 1893 por um farmacêutico chamado Caleb Davis Bradhan que, na época, estava à procura de algo que combatesse a dispepsia (má digestão). Inicialmente a bebida era chamada de “Brad’s Drink” e começou a ser vendida como um remédio na cidade de New Bern, Carolina do norte. No entanto, a bebida fez tanto agrado ao paladar das pessoas que passaram a consumi- la mesmo não estando com a má digestão. Sendo assim o xarope, em 1898, foi transformado em bebida e passou a ser comercializado originalmente como PEPSI- COLA, nome originado devido aos seus principais ingredientes, a pepsina e nozes de cola.

Diante do grande sucesso da bebida, Caleb passou a se dedicar na produção e expansão da bebida, patenteando a marca e assim dando origem a PEPSI- COLA COMPANY.

  • A Pepsi-Cola no Brasil

A marca chegou ao Brasil em meados de 1950, quando a bebida passou a ser importada dos Estados Unidos para uma loja gaúcha no Rio Grande do Sul.        

Em 1952, passou a ser produzido no país por uma fábrica de um advogado português chamado Heitor Pires.

Oficialmente o refrigerante foi lançado em 1953 no Brasil pela PEPSI BEVERAGE INTERNATIONAL (PBI). Sendo até hoje a região Sul uma das maiores consumidoras da bebida e, em meados de 1970, a região era o único lugar em que havia uma disputa entre a chamada “Guerra das Colas”, que constavam o maior volume de vendas entre a “Coca- Cola Company” e a “Pepsi- Cola”.

Em 1988 a garrafa passava a ter uma tampa de rosca e quase 10 anos depois já em 1977, a empresa firmou contrato de franquia com a empresa Cervejaria Brahma. A fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos duraram 20 anos. Desde então, a marca enfrentou grandes dificuldades de logística e distribuição, e sua área não ultrapassa 50% do território nacional. Em 1998 foi lançada a PEPSI LIGHT, sem adição de açúcar e com baixo teor de sódio.

Um marco muito importante de sua trajetória no Brasil se deu pela fusão das empresas Cervejaria Brahma e da Antarctic Paulista, a Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV), que herdou o contrato posteriormente firmado, permitindo assim que este refrigerante surgisse em todo o Brasil. Diante disso, a Pepsi se tornou uma empresa de sucesso no Brasil e está constantemente atenta a diversidade e com as diferentes preferencias culturais existentes no país, algo de grande relevância para qualquer tipo de empresa.

Ao longo dos anos a marca tem se moldado e inovado com a inclusão de novos sabores, como a criação da Pepsi-twist, que foi um marco importante da marca, opções da bebida sem adição de açúcar, embalagens em formato anatômico para facilitar a “pegada” e materiais sustentáveis utilizados na produção das garrafas pets, que cada vez mais conscientes com o meio ambiente.

1.1 Análises SWOT

Esta ferramenta tem o objetivo principal que é analisar o ambiente interno da organização que identifica os pontos fortes e fracos, e analisar o ambiente externo que identifica as oportunidades e ameaças.

“A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats)” (KOTLER, 2000, p.98).

“As oportunidades podem ser classificadas de acordo com sua atratividade e com sua probabilidade de sucesso.” (KOTLER, 2000, p.98).

  • Forças: Fidelidade dos clientes; Liderança forte; Forte distribuição; Grandes publicidades da marca em eventos esportivos e shows de música.
  • Fraquezas: Forte concorrência da Coca-Cola; Produto pouco saudável; Custos elevados; Admissão de “segunda opção” pela própria empresa.
  • Oportunidades: Diversificação de negócios em diferentes segmentos; Divulgação dos produtos menos popular da marca através de meios digitais; Inclusão de opções mais saudáveis.
  • Ameaças: Concorrentes como Coca-Cola e Nestlé; Mudanças nas preferencias dos consumidores para produtos mais saudáveis; Normas governamentais; Problemas relacionados com a saúde devidos às elevadas quantidades de gorduras e açúcares presentes na bebida.

Com base nessa análise podemos perceber que a marca pode usar seus pontos fortes para corrigir ou reduzir seus pontos fracos, assim como aumentar a gama de produtos mais saudáveis e lançar atividades voltadas para a prática de exercícios, aproveitando as oportunidades proporcionadas pela situação atual e reduzindo riscos e ameaças que possam afetar o desempenho da empresa no presente e no futuro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com