TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gasolina

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 12

Gasolina Adulterada em Horizontina-RS

Bruno Balestrin¹

Henrique Diel²

Rafael Klein³

Resumo

A adulteração da gasolina traz grandes prejuízos ao consumidor que muitas vezes mal informado abastece seu veículo com combustível de percentual alcóolico maior que o legalizado ou que sofreu a adição de outros solventes impróprios, produtos baratos que favorecem um rendimento lucrativo de até 10% ao dono do posto. A gasolina adulterada pode causar sérios danos ao motor do veículo, diminuindo drasticamente sua vida útil e perda no desempenho. Uma mistura de álcool\gasolina acima do que é permitido por lei não é facilmente detectada em um motor bicombustível uma vez que, mesmo com uma mistura de 90% do volume de álcool (o total permitido por lei é de 23% a 26% do volume) o motor ainda funcionaria normalmente, já nos motores apenas a gasolina a adulteração é visível, uma vez que o veículo perde potência e autonomia. A gasolina que sofre a adição de solventes causa danos ao motor silenciosamente, o dono do veículo passa a ter conhecimento do fato a partir do momento que ocorre o entupimento do filtro de combustível e consequentemente falha na bomba do mesmo. O objetivo desse trabalho foi identificar se há adulteração de gasolina nos postos de Horizontina através de um simples método de identificação. As analises foram realizadas com base nas normas da ANP e ABNT. Não foi possível verificar a existência de solventes nos combustíveis analisados devido a falta de equipamentos sofisticados por serem inexistentes em nossa região. A análise do percentual alcóolico foi possível, resultando em todos os combustíveis coletados um percentual correto dentro do permitido pelos órgãos regulamentadores.

Palavras-chave: Adulteração. Desempenho. Prejuízos.

Abstract:

 

        Adulteration of gasoline brings great harm to consumers who often misinformed fueling your vehicle with fuel percentage greater than the alcoholic or that has legalized the addition of other solvents unsuitable, cheap products that favor a lucrative income up 10% to owner post. The adulterated gasoline can cause serious damage to the motor vehicle, drastically reducing its life and loss in performance. A mixture of alcohol \ gasoline above what is allowed by law is not easily detected in a dual fuel engine since, even with a mixture of 90% alcohol by volume (the total permitted by law is 23% to 26% v) the motor would still function normally, since only gasoline engines tampering is visible, since the vehicle loses power and range. Gasoline suffering the addition of solvents cause engine damage silently, the owner of the vehicle shall be aware of the fact from the moment that occurs clogging the fuel filter and consequently the same pump failure. The aim of this study was to identify whether there is adulteration in petrol stations Horizontina through a simple identification method. The analyzes were based on the standards of ANP and ABNT. Unable to verify the existence of solvent fuels analyzed due to lack of sophisticated equipment to be nonexistent in our region. The analysis of the percentage alcoholic was possible, resulting in all fuels collected a percentage correct to the extent permitted by regulators.

Keywords: Tampering. Performance. Losses.        

1 Introdução

Com este trabalho viemos trazer informações significativas sobre a possibilidade de comercialização de gasolina comum adulterada em Horizontina – RS. Devido a casos de gasolina adulterada com percentual de álcool maior que o legal, ocorridos no início de 2013, verificamos novamente o teor alcoólico da gasolina comum de 3 postos da cidade, através do processo da extração líquido-líquido.

Uma pesquisa realizada com 20 pessoas demostrou qual e o nível de preferência e exigência dos moradores de Horizontina – RS por um combustível de qualidade e o índice de problemas causados em seus veículos por gasolina adulterada. As informações fornecidas de um dono de posto de combustíveis sobre o processo de fiscalização dos seus produtos também teve relevância para nosso trabalho.

Procuramos nos preocupar não somente com a adulteração de gasolina com álcool, mas com a adulteração com solventes e agua, que são fraudes muito difíceis de identificar em laboratório e são as mais prejudiciais para o motor do automóvel. O relato de uma pessoa que já teve problemas sérios causados pela utilização de gasolina adulterada em seu veículo faz parte de nossa pesquisa. Entrevistamos especialistas em motores buscando os sintomas de consumo de gasolina adulterada e dicas sobre alguns cuidados que o consumidor deve ter. Estes são os principais assuntos tratados neste artigo, valiosas informações que iram auxiliar a evitar custos econômicos desnecessários causados pela adulteração de gasolina na oficina mecânica.

Devemos nos preocupar com a adulteração de gasolina comum nos postos de Horizontina – RS?

2 Revisão de Literatura

2.1 Composição da gasolina

        A gasolina é um combustível constituído por hidrocarbonetos, e em menor quantidade por oxigenados. Esses hidrocarbonetos, em geral, são mais “leves” do que aqueles que compõem óleo diesel, pois são formados por molecular de menor cadeia carbônica.

        Além dos hidrocarbonetos e oxigenados, a gasolina também contém enxofre, compostos de nitrogênio e composto metálicos. Todos eles em baixar concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.

        Na tabela abaixo é mostrada composições teóricas, dos compostos presentes na gasolina. Indicando o processo de obtenção, faixa de ebulição e índice de octano por motor. As temperaturas de ebulição utilizadas foram representadas em Celsius de 0ºC a 220ºC. E vários processos de obtenção entre eles destilação, hidrocraqueamento, processos de transformação.

Tabela 01 – Composição da gasolina, segundo o processo de obtenção (PETROBRAS, 03/2005)

Constituintes

Processo de Obtenção

Faixa de Ebulição (ºC)

Índice de octano Motor (Clear)

Butano

destilação e processos de transformação

Zero

101

Isopentano

destilação, processos de transformação, isomerização

27

75

Alcoilada

alcoilação

40 – 150

90 – 100

Nafta leve de destilação

destilação

30 – 120

50 – 65

Nafta pesada de destilação

destilação

90 – 220

40 – 50

Hidrocraqueada

hidrocraqueamento

40 – 220

80 – 85

Craqueada cataliticamente

craqueamento catalítico

40 – 220

78 – 80

Polímera

polimerização de olefinas

60 – 220

80 – 100

Craqueada termicamente

coqueamento retardo

30 – 150

70 – 76

Reformada

reforma catalítica

40 – 220

80 – 85

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (331.2 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com