TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Comercial e Monetária

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Guerra Comercial

E

Monetária

ECONOMIA INTERNACIONAL


Definições

Guerra Comercial:

É quando o um pais usa de políticas fiscais como aumento de tributos (alfandega e impostos) para bloquear ou diminuir a entrada de produtos ou produto de um pais ou vários países, a princípio como uma medida protecionista, torna-se guerra quando essas políticas se voltam para um pais especifico e esse pais reage da mesma maneira podendo até proibir a entrada de produtos do pais em Rival.

Atualmente a OMC possui o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), para tentar evitar que uma disputa comercial se torne protecionismo ou, como já aconteceu, evolua para um conflito armado. O artigo 21 do Acordo permite a cobrança de tarifas de importação por razões de segurança nacional.  

Guerra Monetária

É quando um pais, para incentivar suas exportações, reduz o valor da sua moeda artificialmente adotando uma política cambial fixa ou de bandas, tornando seus produtos mais baratos no mercado internacional e incentivando a produção interna e consumo interno de produtos nacionais.

Acordo de Bretton Woods

É o nome com que ficou conhecida uma série de disposições acertadas por cerca de 45 países aliados em julho de 1944,  objetivo de tal concerto de nações era definir os parâmetros que iriam reger a economia mundial após a Segunda Guerra Mundial.

Começou tornando a moeda americana (Dólar) referencial, ligando todas as outras moedas a ela, o acordo ainda previa a não menos importante criação de instituições financeiras mundiais que se encarregariam de dar o sustento necessário ao modelo que estava sendo criado, que seriam: "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento", mais tarde renomeado para Banco Mundial, que funciona até hoje como uma espécie de Agência de Crédito tamanho família, destinada a fornecer capitais para políticas e projetos de desenvolvimento no mundo todo. Além desta seria criado o FMI (Fundo Monetário Internacional), uma espécie de “caixinha” de todos os países, que poderiam fazer movimentações de dinheiro do caso necessitasse de injeção de capitais em sua economia, respeitando, claro, alguns preceitos de disciplina fiscal a serem ditados pelos dirigentes do fundo.

O acordo durou quase vinte anos, até que nos anos 70 o governo norte-americano foi pressionado a abrir mão de alguns preceitos de Bretton Woods.

Consequências dessas Guerras

Na questão monetária, os países teriam que financiar as próprias economias internas incentivando o consumo elevando por consequências, as taxas de juros para conter a inflação crescente que viria com o aumento da demanda interna paralelo a um déficit orçamentário pois haveria um aumento do pagamento de juros para esse financiamento.

Como exemplo atual temos a china que mantem artificialmente sua moeda baixa para incentivar as exportações, teve um aumento de renda interna e se voltou para o consumo elevando sua inflação, tanto que para incentivar o investimento interno teve que reduzir as taxas de depósitos compulsórios.

Na questão Comercial, o principal ponto seria uma queda nos mercados e no PIB global podendo levar a uma agravada crise mundial, ainda mais hoje com mercados tão globalizados e interligados comercialmente.

Em 1930, um ano após o crash da Wall Street, o Congresso americano aprovou a chamada Lei Aduaneira Smoot-Hawley.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com