TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Moeda

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

1-HISTORIA DA MOEDA

A moeda surgiu como bens de troca que atendiam as sociedades primitivas. Como o numero de mercadorias havia crescido consideravelmente, as trocas não poderiam mais ser realizadas através do escambo. A partir daí começaram-se a usar animais, vegetais e minerais como meio de troca. O gado e o sal são exemplos que marcaram a época. O gado por produzir leite e queijo, e o sal por ser raro naqueles tempos.

Com o desenvolvimento dos meios de transporte, as economias de territórios distantes começaram a se comunicar, e pra isso era preciso que os meios de troca fossem duravéis e de pequeno porte, para facilitar sua condução. Foi então que começaram a fabricar moedas de madeira, pedras e metais. A ultima passou a ser vais valorizada por alguns de seus aspectos como raridade, divisibilidade e beleza.

Foi no século VII a.c que surgiram as moedas mais parecidas com as atuais, pequenas, de metal, com valor definido e com o símbolo oficial do estado.

2- TIPOS DE MOEDA

As moedas podem ser divididas em três tipos:

*Moedas metálicas- emitidas pelo banco central, constituem pequena parcela da ofertaa monetária e visam facilitar as operações de pequeo valor e/ou com unidade monetária fracionária (troco);

*Papel moeda – também emitido pelo banco central representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder publico;

*Moeda escritural – representada pelos depósitos a vista (depostos em conta corrente) nos bancos comercias (é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais).

3- FUNÇÃO DA MOEDA

A moeda foi criada para ter como função facilitar as trocas de mercadorias, essa é sua função em geral. De uma forma mais detalhada ela permite o aumento no grau de especialização das trocas, a redução no tempo gasto nas transações e a eliminação da ecessicade de dupla coincidência de desejos.

4- OFERTA DA MOEDA

5- DEMANDA DA MOEDA

A demanda da moeda e dada pela quantidade monetária que é retida pelo setor privado não bancário, ou seja, pode estar no cofre das empresas, em depósitos a vista nos bancos comerciais ou com o público.

Há três motivos que levam os agentes a utilizarem a moeda, os quais são: a realização de transações, a liquidez e a realização de especulação.

6- LASTRO E PADRAO DA MOEDA

7- BASE MONETARIA (M1, M2, M3, M4)

Conceitos da Moeda:

M1 – É o primeiro conceito da moeda, e também o mais restrito. É composto por dois elementos: moeda manual (moedas metálicas e notas em poder do publico) e moeda escritural (depósitos a vista em instituições financeiras).

M2 – O segundo conceito da moeda, o agregado monetário M2, inclui, além dos elementos que compõe o M1, os títulos federais, estaduais e municipais em poder do publico, excluindo-se o stitulos que compões as carteiras de títulos dos Fundos de Aplicações Finaceiras (FAF).

M3 – O terceiro conceito de moeda inclui, além dos elementos que compõem o M2, os depósitos de poupaça mantidos pelo publico em instituições financeiras.

M4 – O quarto conceito de moeda inclui, além dos elementos que compõem o M3, os depósitos a prazo, letra de cambio e letras hipotecárias, excluindo-se os títulos pertencentes às cateuras de títulos dos Fundos de Aplicações Financeiras (FAF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com