TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO MERCADO ORGANIZADO

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO MERCADO ORGANIZADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O objetivo desde trabalho e mostra o conhecimento adquirido nas aulas e adquirir novos através das pesquisas realizadas, a importância de Gestão e liderança nas organizações e na administração de empresas. Neste trabalho, falaremos a respeito dos modelos de gestão e liderança e como e utilizado dentro das grandes organizações, das melhores alternativas para que as empresas possam ter excelentes resultados e alcancem os seus objetivos. Ver a diferença entre gestão e liderança, a importância que fazem dentro das organizações, ampliando conhecimentos e liderando seus colaboradores.

Os líderes têm grande influência sobre seus seguidores e é um fator de extrema importância para o bom resultado de uma equipe. As principais características que um líder deve ter são: a honestidade, possuir uma visão de futuro e ser competente. O líder é responsável por criar um ambiente criativo e incentivar a inovação. Por tanto não e uma tarefa fácil ser lider, exige paciência, disciplina e humildade, pois existe pessoas de diversas culturas e modos diferentes dentro da organização.

Gestão é algo mais complexo que requer não apenas o talento e a habilidade de influenciar pessoas. Implica em saber organizar e transformar conhecimentos, recursos e esforços em resultado. Não existe um bom Gestor se não existe um bom líder nele, O ideal é que o gestor seja também um bom líder, pois nada se faz sem o apoio e o esforço das pessoas. As pessoas se tornaram o maior recurso dentro das organizações e sem elas não há trabalho e nem projetos e um bom gestor e líder reconhecer essa importância.

1.0 A IMPORTACIA DA LIDERANÇA NO MERCADO ORGANIZACIONAL

As organizações têm evoluído, sobretudo em termos estruturais e tecnológicos. As mudanças e o conhecimento são os novos paradigmas e têm vindo a exigir uma nova postura nos estilos pessoais e organizacionais, voltados para uma realidade diferenciada e emergente. A Liderança passa a ser a chave para o sucesso organizacional, propocinando condições essenciais ao desenvolvimento das organizações. A liderança tem sido alvo de interesse por parte das organizações e dos gestores, estes começaram a perceber a importância que a mesma tem para o sucesso e o alcance dos objetivos traçados. As pessoas têm sido uma preocupação constante da gestão, os indivíduos precisam de incentivos e motivação dos seus lideres para desenvolverem seus projetos e alcançar um bom desempenho e que possam se senti satisfeito com seus líder e com a forma como que a Liderança vem sendo exercida.

Os líderes têm a missão de atingir os resultados pretendidos pela organização através das pessoas que lideram. Assim sendo, para que a gestão de pessoas seja eficaz, os líderes têm de ser os modelos sociais, dando o exemplo, estando sempre na linha da frente, mostrando como se faz, fazendo.

Sobre a importância da liderança vale lembrar que as organizações sem lideres e um bom gestor tem dificuldades em arrumar o seu quadro de colaboradores, assim prejudicando sua organização. Por isso e tão importante ter um líder na organização, o líder influenciar as as pessoas capacita em diferentes situações e contextos, ocorrendo em grupos de diversos segmentos, onde o processo de comunicação entre as pessoas funciona como norte para a consecução dos objetivos almejados; e o papel da liderança nas organizações compreende a articulação das necessidades demandadas das orientações estratégicas em sintonia com as necessidades dos indivíduos, orientando as necessidades de ambas as partes na direção do desenvolvimento institucional e individual, para ser exercida com excelência, estimulando o comprometimento dos indivíduos, conduzindo-os a altos desempenhos, e gerando resultados positivos crescentes para a organização. Para isto, se faz necessária a implementação de programas de incentivos e valorização das pessoas, buscando-se estimular os talentos para o desempenho de suas funções.

1.1 CONCEITOS DE LIDERANÇA

Liderança é a “capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso das organizações de que são membros”.

Para George Terry (1960), liderança é a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.

Esta definição parece ser válida para qualquer tipo de organização, porque em qualquer situação em que um individuo procure influenciar o comportamento de outro individuo, estamos perante o fenómeno da liderança.

A liderança é um conceito controverso e de difícil definição (SOBRAL, 2008). Para Kouzes e Posner (1991), a liderança é uma arte. O domínio desta arte da liderança vem com o domínio de si mesmo, ou seja, o desenvolvimento da liderança é um processo de auto desenvolvimento.

Cinco noções básicas de liderança.

1. capacidade de influenciar indivíduos e grupos. Líderes influenciam indivíduos a terem um melhor desempenho.

2. capacidade é a cultura. Como tratar as pessoas?

3. Organizar sua equipe mais próxima e administrar sua colaboração com outras áreas da empresa; conhecer a organização a fundo; se envolver e penetrar nas mentes de seus colegas de outros departamentos e funções.

4. E como manter a qualidade, em processos e resultados, em suas áreas de responsabilidade. Claramente, este é um desafio de processos, em que seus subordinados são os supervisores, mas que você tem que manter sempre o controle. Afinal, você é a pessoa que detém a responsabilidade maior.

5. Finalmente, a organização inteira tem de estar alinhada e sincronizada. É onde você implementa sistemas de informação efetivos, assim como processos de comunicação.

1.2 TIPOS DE LIDERANÇA

Liderança autocrática

Na liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança liberal

Neste tipo de liderança o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema de seu líder, os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com