TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Diminuir os custos, aumentar os lucros, reduzir os prazos de entrega e melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados são alguns dos muitos exemplos de objetivos que as empresas buscam alcançar todos os dias. E em cada um dos projeto que visam alcançar estes objetivo, podemos perceber que geralmente o caminho escolhido trás consigo uma série de inovações tecnológicas para dentro das empresas, como hardwares, softwares e máquinários diversos mais atualizados. Nos dias de hoje, as empresas que decidirem buscar seus objetivos sem investir em novas tecnologias, provavelmente seguirão por um caminho mais árduo, difícil e com menores garantias.

A inovação tecnológica é muito abrangente, pode ser localizada em qualquer setor de uma empresa. Vejamos três exemplos extremamente diferentes entre si:

Exemplo 1

As empresas que estiverem preocupadas com o custo elevado da manutenção dos seus banheiros, podem substituir os conhecidos papeis de secar mãos por um modelo eletrônico, que além de não gera lixo, não polui e evita o desmatamento. Podem colocar dispositivos nas lâmpadas para que elas somente acendam quando alguém estiver no banheiro. Também podem colocar torneiras e descargas eletrônicas para evitar o desperdício de água.

Exemplo 2

Agora, no Rio Grande do Sul, as Empresas que possuem uma grande frota de automóveis podem reduzir em mais de 50% o seu custo com combustível, substituindo a utilização da gasolina por gás natural, que é muito mais barato.

Exemplo 3

As Empresas que desenvolvem softwares, a alguns anos atrás tinham que gravar em disquetes os upgrades de seus programas e mandar via Correios paras seus clientes. Hoje, elas disponibilizam estas atualizações na Internet, de maneira que os clientes possam acessar de suas empresas para fazer o download dos arquivos desejados. Desta maneira, elas eliminaram os gastos que tinham com disquetes, envelopes e Correios para enviar essas atualizações.

Estes exemplos dão uma visão das inovações tecnológicas que fazem parte do nosso dia a dia e que muitas vezes nem percebemos. Se formos atras por inovações mais avançadas, as encontraremos na medicina, na industria aeroespacial, na industria química, nos estúdios de televisão, nos cinemas e em inúmeras outras empresas, sempre voltadas a obtenção de melhores lucros e preocupada com a satisfação dos clientes, que é uma das características principais do mercado atual.

Mas, na minha opinião, o setor que mais tem apresentado crescimento tecnológico é o de informática. A cada ano que passa, são criadas milhares de ferramentas com o objetivo de facilitar a vida dos usuários. Neste mercado, na hora de buscar um software específico com a intenção de solucionar um determinado problema, o segredo é procurar minuciosamente até encontrar o que mais se adapte as necessidades. Nesta busca, certamente será encontrado muitos softwares parecidos, de muitos fornecedores e com preços dos mais variados possíveis. Isso nos dá uma idéia do desenvolvimento deste setor que cresce espantosamente a cada dia.

As Empresas que conseguirem utilizar com eficácia os avanços tecnológicos que estiverem ao seu alcance e possuírem uma política de investimento nesta área, tem tudo para estar na frente das concorrentes. Também não posso deixar de citar que por mais avançada que seja uma empresa, podendo usufruir de tecnologias de última geração, não irá muito longe se não for bem administrada. A tecnologia ainda é ‘burra’ e precisa ser parametrizada e supervisionada. Precisa de pessoas capacitadas e inteligentes que saibam tirar o melhor proveito de suas ferramentas. As empresas precisam ter isso em mente quando investirem em novas tecnologias, para não correr o risco de ver o seu investimento - que muitas vezes é alto – indo por água a baixo.

EXEMPLO

A Empresa onde eu trabalho, resolveu no ano de 1997, investir pesado em novas tecnologias para reduzir consideravelmente o tempo de atendimento de pedidos. Este tempo é a quantidade de dias entre a emissão do pedido no cliente até a entrega da mercadoria no mesmo.

O fato é que naquela época estávamos tendo uma média mensal muito alta que prejudicava diretamente nas vendas. A partir dai, começamos a estudar os motivos e chegamos a conclusão de que havia dois fatores que eram os principais causadores deste problema. Um deles era as rotinas ultrapassadas na administração dos pedidos e o outro era a nossa posição geográfica.

Para resolver o primeiro, a Empresa fez um grande investimento na área de informática. Foi adquirido um software de automação de força de vendas. Também foi financiado computadores para todos os representantes para que pudessem utilizar este software. A partir deste momento, com a troca de vários processos manuais por automáticos, passamos a ganhar tempo e baixar custos. Vejamos algumas das vantagens que obtemos:

- Custo com bobinas para fax – A partir do momento que os representantes começaram a passar todos os seus pedidos pelo software através da Internet, despencou o nosso custo com bobinas. Obs.: Possuímos 80 representantes e recebemos mais de 2.000 pedidos por mês.

- Custo com telefone – Antes, como os pedidos eram feitos a mão e enviados via fax, muitos chegavam ilegíveis e outros com letras indecifráveis. Isso nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com