TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Adam Smith Para o Pensamento Econômico

Por:   •  27/7/2022  •  Dissertação  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO DE PERNAMBUCO - FCAP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ECONOMIA I

PROFESSOR: PABLO AURÉLIO LACERDA DE ALMEIDA PINTO Dissertação

Nome da aluna: EVELYN KARINE DA SILVA FARIAS

Tema: A importância de Adam Smith para o pensamento econômico

A ciência econômica, conhecida também como a ciência da escassez, é regida de conceitos fundamentais para o entendimento do mundo. Entre esses conceitos está o termo "trade off", que significa os conflitos de escolhas e é a base do pensamento econômico, que por sua vez analisa os riscos das ações, assim como seus custos e benefícios. Um dos principais teóricos dessa ciência é Adam Smith, filósofo liberal.

Em suma, Adam Smith defendia a liberdade contratual, a propriedade privada e a não interferência do Estado na economia. Sua principal ideia foi a analogia da "mão invisível do mercado", na qual o mercado se autorregula sem a necessidade da intervenção do Estado, pois a oferta e a demanda regulam o mercado. O liberalista também foi responsável por contribuir com a definição dos 10 princípios da economia. O conceito da "mão invisível" corresponde ao sexto e o sétimo princípio da economia, que explicam, respectivamente, que o mercado regula a economia e que o governo pode intervir na economia em caso de insuficiência dos mercados.

Sabendo que o pensamento econômico é fundamentado em "trade offs" e na lei da escassez (oferta e demanda), nota-se que, satisfazer as necessidades do público a partir dos recursos disponíveis a fim de melhorar a vida cotidiana. Contudo, diferentemente das ideias propostas por Adam Smith, há casos de intervenções "negativas" do governo na economia, mesmo em países capitalistas de economia liberal. Como exemplo, podemos citar o caso da Uber: um aplicativo de motoristas. Em algumas cidades, o governo limita a entrada no mercado no caso de taxis, mas os carros da Uber não agem como taxis porque não esperam passageiros em pontos específicos, apenas aceitam as viagens solicitadas pelo aplicativo. Além disso, a Uber criou uma concorrência com os taxistas devido ao baixo valor cobrado e a conveniência proposta pelo aplicativo.

Depreende-se, portanto, que as ideias de Adam Smith foram e continuam sendo importante para o desenvolvimento da sociedade não só no âmbito econômico, mas também no que tange o bem estar social, visto que ajudam, da melhor forma, a regular o mercado e na oferta e demanda de produtos escassos. Assim, podemos dizer que suas ideias nos auxiliaram a desenvolver o pensamento econômico na tomada de decisões em relação aos custos de oportunidade, facilitando a vida cotidiana com a ciência da escassez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com