TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflação do Brasil

Por:   •  22/9/2017  •  Artigo  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Antes do plano real proposto por Fernando Henrique Cardoso no governo de Itamar Franco ser implementado o Brasil sofria muito com a hiperinflação, uma das maiores desde a hiperinflação alemã nos anos 20. Era tão assombroso que era comum na época um mesmo produto trocar de preço várias vezes ao dia, foi um período horrível economicamente “Neste subperíodo, a economia viveu uma forte recessão, com aumento da taxa de desemprego aberto, níveis extremamente elevados de inflação e passou por grandes mudanças estruturais, provocadas principalmente pela abertura comercial” (NERI,REIS,CAMARGO;2000), o desemprego aberto no Brasil atingiu cerca de 6% da força de trabalho no auge da crise, em números totais parece pouco, todavia a indústria reduziu seus empregos em 10% deixando os brasileiros totalmente dependentes do comercio.  

Diante de resquícios do regime militar o Brasil ainda vivenciava uma economia com forte influência estatal o que prejudicava ainda mais a economia. Devido a isso o Plano Real não foi uma simples substituição da moeda para controlar a inflação, pois ele veio acompanhado de fortes medidas econômicas, tais como a Desindexação da economia, Privatizações, Equilíbrio fiscal, Abertura econômica, Contingenciamento e Políticas monetárias restritivas.

De imediato podemos destacar a concorencia economica gerada pela abertura do mercado, o que foi otimo para o controle da inflação, ao mesmo tempo que a economia embarcou em uma fase de crescimento gerando mais empregos. “Até o início de 1995, o aumento do nível de emprego total é suficientemente forte para levar a uma redução na taxa de desemprego aberto” (NERI , REIS, CAMARGO; 2000). Porém pode-se observar que a indústria continuou em queda, mas as taxas de desemprego abaixaram ou seja: Os setores de serviço e comercio se agitaram tanto com a abertura do mercado que conseguiram suprir a crescente queda no setor industrial. Porém os rendimentos reais dos trabalhadores dos 3 setores tiveram um aumento significativo, assim como o poder de aquisitivo do brasileiro devido ao controle inflacionário como dizem (NERI , REIS, CAMARGO; 2000) “Por intermédio da maior concorrência gerada na economia e da adoção de uma âncora cambial, a taxa de inflação que havia atingido 40% ao mês, em junho de 1994, foi drasticamente reduzida para níveis próximos a 5% a.a. em 1997”.

Afim de não mais receber sanções do comercio exterior devido a inflação o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva que antes criticava a medida “Vai apenas congelar a miséria” muda seu discurso perante o plano real “Quem viveu com a inflação a 80% ao mês e agora está vivendo com a inflação de 5% ao ano sabe que isso faz uma diferença desgraçada no poder aquisitivo” porém ainda acrescenta que só isso não basta “Mas só temos uma estabilização monetária, sem nenhuma estrutura social e com a economia fortemente vulnerável. Os pilares da estabilidade são o câmbio e os juros. Mas não temos política industrial, política social. A dependência do mercado internacional é tanta que, toda vez que o banco central americano se reúne, os economistas do governo ficam com dor de barriga, de medo de um aumento de zero alguma coisa por cento nos juros americanos”, e foi exatamente isso que ocorreu durante o seu governo quando, exceto em 2003, o índice do IPCA sempre registrou a inflamação dentro ou abaixo da meta. O fator que podemos destacar sobre o período Lula é que ele conseguiu manter a estabilidade dos preços mesmo num período de grande crescimento econômico, com uma média de 3,9% ao longo dos seus 8 anos, chegando a crescer 6,5% em 2010 mesmo enfrentando a crise econômica exterior (a famosa bolha imobiliária americana), mantendo o tripé de metas da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com