TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflação elevada contribui para aumentar a desigualdade da distribuição da renda

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade II -  Aula 1 -Atividade Supervisionada 3

Descreva como uma inflação elevada apresenta, para as pessoas mais pobres, um maior grau de dificuldade para sua sobrevivência .  

A inflação elevada contribui para aumentar a desigualdade da distribuição da renda. É bem verdade, que a inflação elevada afeta diretamente no valor real dos salários dos pobres após seu pagamento, enquanto os relativamente ricos têm muito mais facilidade de proteger seus rendimentos da erosão inflacionária, colocando-os em fundos bancários. Os aumentos atingem principalmente as tarifas públicas como água, luz e transporte público, que têm forte peso para os mais pobres. No caso dos alimentos, a falta de água também deve continuar puxando os preços, tanto dos produtos agrícolas como do gado, pelo pasto ressecado. Há ainda o impacto do aumento do diesel e da gasolina sobre o transporte dos produtos e da alta do dólar, que encarece os preços referenciados no exterior, como o trigo, que sobe e deixa o pãozinho e a macarronada mais salgados no orçamento.   Infelizmente são os mais pobres que estão menos preparados, pois têm menos reservas para suportar as dificuldades e menos planejamento.

Unidade II – Aula 2 – Atividade Supervisionada 3

  O Banco Central possui muitas atribuições. Faça um resumo das principais funções do Banco Central.                              

O Banco Central do Brasil trabalha para garantir a estabilidade das finanças do país, foi criado pela Lei 4.595, de 31.12.1964. É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, por meio do controle da inflação, e um sistema financeiro sólido e eficiente.

Entre as principais atribuições do Banco Central, destacam-se a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão das instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante (o dinheiro que circula na economia do país).

Uma das atribuições mais importantes do Banco Central, na condução da política monetária, é controlar a inflação anual no Brasil, para que ela fique dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), as chamadas metas de inflação.

O Banco Central do Brasil atua também como Secretaria-Executiva do CMN e torna públicas as Resoluções daquele Conselho, que são regras básicas de funcionamento da economia brasileira e do SFN.

O relacionamento financeiro do Banco Central é unicamente com as instituições financeiras. É importante notar que o Banco Central não é um banco comercial e, assim, não abre contas de depósito ou de poupança e nem oferece empréstimos ou financiamentos, operações  que são realizadas pelas instituições financeiras com empresas ou pessoas físicas, que são seus correntistas ou clientes.

 O Banco Central é também o responsável pela fiscalização de diversos tipos de instituições financeiras: bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e administradoras de consórcio.

 Unidade II - Aula 3 - Atividade Supervisionada 1

Para que uma moeda se torne conversível, quais as principais pré -condições necessárias para que ela seja aceita internacionalmente?

As moedas conversíveis são aquelas que são aceitas livremente no comércio internacional.

A participação do país no comércio internacional, está ligado diretamente no seu fluxo  de comércio, quanto maior for esse fluxo entre ele e o resto do mundo, maiores serão as chances de que a sua moeda seja aceita internacionalmente. Um país onde o histórico de estabilidade econômica, possui inflação controlada, controle das contas públicas e crescimento econômico, também possui sua moeda  livremente no comércio internacional. Outro fator é se o país possui potencialidade econômica, a capacidade industrial e agrícola são elementos importantes para produzir bens e serviços a serem intercambiados além do poder de compra da sociedade local, ou seja, em adquirir bens e serviços produzidos externamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com