TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Tecnológica

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A função de produção determina a quantidade que vão produzir as empresas, ou seja, a quantidade de bens e serviços que estas vão oferecer ao mercado, relacionando nessa função a quantidade de trabalho com a quantidade de capital. A invocação tecnológica pode alterar essa função nas duas variáveis, tanto na quantidade de trabalho, diminuindo o total de mão de obra necessário para exercer tal trabalho, como por exemplo, na manufatura, a substituição de pessoas por maquinas que realizam a mesma função em menor tempo. Também pode alterar a quantidade de capital, reduzindo os custos totais com o incremento da tecnologia no processo produtivo.

Na agricultura, a Revolução verde foi a busca pela maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo. Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, elas possuíam alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças e o seu plantio, junto com a utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção. Além da adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

Nesse caso podemos ver na prática a interferência das inovações tecnológicas na função produção. A quantidade produzida antes da utilização das tecnologias agrícolas era muito menos, chegando até a criação de teorias, como a de Tomas Malthus, que diziam que não haveria alimentos para todos na terra, devido ao alto crescimento populacional em detrimento ao crescimento alimentício. Analisando as variáveis da função produção, pode se ver uma menos utilização da quantidade de trabalho devido ao uso de maquinas agrícolas que substituem o uso de mão de obra para colheita e para plantio. Além disso, pode se ver um decréscimo também da quantidade de capital, ainda que a utilização de sementes modificadas e de maquinário agrícola demande maior capital a menor utilização de mão de mão de obra demanda um menor capital, devido à ausência de salários, tornando assim a quantidade de capital total menor.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com