TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Microeconomia

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Microeconomia

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

A análise da demanda de bens e serviços deu início ao estudo da microeconomia, que é fundamentada no grau de utilidade que os consumidore dão a esses produtos.

A quantidade de produtos que os empresários desejam oferecer ao mercado em um determinado período de tempo é o que se chama oferta.

A demanda é o desejo dos consumidores em adquirir um certo bem ou serviço, que varia conforme o preço do produto, a renda e o gosto dos indivíduos.

A elasticidade reflete o grau de sencibilidade de uma variável quando ocorre alteração em outra. Quando aumenta o valor de um produto a demanda diminui proporcionalmente. Se o valor de um produto aumenta significativamente, diminui o consumo. Quando há queda no preço do bem ou serviço o consumo aumenta em uma vez e meia a variação do preço, isso chama-se demanda elástica.

Já na demanda inelástica o consumidor reage menos a variação dos preços. Quanto mais substitutos houver para um bem ou serviço, mais elástica será a sua demanda, devido a concorrência. Quanto maior for a essencialidade do produto menor será a sua sencibilidade no mercado.

Para exemplificar e entendermos de forma clara a relação entre demanda, oferta e equilíbrio de mercado apresentaremos aqui uma situação que os economistas definem como efeito substituição: se um bem de consumo (carne de primeira) possui um substituto (carne de segunda, ovos, frango...) que satisfaz a mesma necessidade, quando o preço desse bem aumentar o consumidor vai adquirir o produto substituto, diminuindo a procura pelo bem que encareceu.

Um fator pertinente à econômia é a tendência ao equilíbrio de mercado, onde o percentual da demanda, da procura e da oferta devem estar equilibrados. Para isso, o governo incentivas os agricultores quando existe risco iminente de prejuízos, comprando os produtos e armazenando ou indenizando o produtor, quando a safra não alcança o valor esperado. Promovendo assim um equilíbrio econômico.

O governo intervem também através do tabelamento de preços, coibindo assim o abuso por parte dos vendedores e controlando o preço dos bens de primeira necessidade.

Outro fator influente na econômia são os tributos, esses são cobrados das empresas pelo governo, mas os consumidores acabam pagando uma boa parte desses impostos que já vêm embutidos no valor final dos bens e dos serviços.

Tudo isso não reflete apenas no orçamento do consumidor mas também na receita das empresas e na sobrevivencia do país, daí a importância do equilíbrio de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com