TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia Estuda a Economia Como um Todo

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 11

A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, empregos e desempregos,estoque de moedas e taxas de juros, balança de pagamento e taxa de câmbio.


A Macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo, assim como o mercado de trabalho.oque é agregativo.

A vantagem dessa abortagem geral é estabelecer relações entre os grandes agregados, e permite compreender algumas interações da economia.

- Não possui conflito entre a macro e micro economia.
- O conjunto da economia é a soma de seus percados individuais. A diferença é a prioridade em relação a enfase e enfoque.

2. Metas de politicas macroeconômicas 

• Alto nivel de emprego
• Estabilidade de preço
• Distribuição de renda socialmente justa
• Crescimento economico

Emprego e inflação são as preocupações centrais da chamada política de estabilização.

Alto nível de emprego 

Antes da crise dos anos 30 o desemprego não preocupava a economia nos países capitalistas.
Depois da crise da revolução industrial o nasce o sindicato dos trabalhadores, grupos economicos e o desenvolvimento do mercado de capitais e comércio internacional. Complicando e trazendo a incerteza dos funcionamento da economia. 

Estabilidade de preços

O aumento contínuo e generalizado no nível geral de preço é nomeado inflação,
A inflação acarreta distorções,principalmente sobre a distribuição da renda, sobre as expectativas dos agentes economicos sobre o balanço e pagamento, mesmo em países mas desenvolvidos, o controle da inflação também é uma preocupação.

Distribuição eqúitativa de renda

A economia brasileira cresceu razoavelmente entre o fim dos anos 1960 e a maior parte da década de 1970,  no Brasil os críticos sobre a distribuição de renda argumentam que a concentração de renda no país piorou entre os anos 1967 e 1973 devida a uma política deliberada do governo de primeiro crescer para depois distribuir ( a chamada teoria de bolo) o que ocorreu é que a renda média por habitante de todas as classes aumentou, mas a renda , média por habitante de todas as classes aumentou, mas a renda das classes mas ricas aumentou mais que a renda das classes mais pobres, a renda dos pobres aumentou  , melhorou seu padrão de vida mas a participação deles na renda do país diminuiu.

Crescimento econômico

Se existe desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nnacional por meio de políticas econômicas que estimulem atividade produtiva. Quando se fala em crescimento econômico, estamos nos referindo ao crescimento da renda nacional per capita , u seja colocar a disposição da coletividade uma  quantidade de mercadorias e serviços que sugere o crescimento populacional.

Dilemas de política econômica: inter-relações e conflitos de objetivos.

O crescimento econômico pode facilitar a solução de problemas relativos à pobreza, pois os conflitos  sociais sobre a divisão do bolo produtivo podem ser abrandados quando ele aumenta. Nesse sentido, poder-se-ia aumentar a renda dos pobres sem diminuir dos ricos.  A uma relação inversa entre inflação e desemprego é denominada na literatura econômica trade-off entr inflação e desemprego, que é um reflexo de uma tendência cíclica da economina, alternado períodos de maior poperidade com outros mais recessivos, cabe aos economistas apreesentar os custos e os benefícios de cada alternativa de política de política econômica, mas a decisão final sobre qual caminho percorrer pertence aos pertence aos políticos.

Intrumentos de política macroeconômica

A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas de taxas de inflação e com uma distribuição de renda justa.

Política fiscal

Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos, toda política tributária deve obedecer a um princípio constitucional, chamado príncipio da anterioridade (antes conhecido como princípio da anualidade), segundo o qual a implementação de uma medida só pode ocorrer a partir do ano seguinte ao de sua aprovação pelo congresso nacional.

Política monetária

Refere-se á atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos.

As políticas monetária e fiscal representam meios alternativos diferentes  para as mesma finalidades. Pode – se dizer que a política fiscal tem mais eficácia quando o objetivo é uma melhoria na distribuição de renda. uma vantagem frequntemente apontada da política monetária sobre fiscal é que a primeira pode ser implementada logo após sua aprovação, dado que depende apenas de decisões diretas das autoridades monetárias.

Política de renda

A política de renda refere-se a intevenção direta do governo na formação de renda.

Alguns tipos de controle exercidos pelas autoridades econômicas podem ser considerados dentro do âmbito das políticas monetária e fiscal ou cambial.interministerial de preços normalmente esses controles são utilizados como política de combate á inflação no Brasil, a fixação da política salarial, o salário mínimo, a atuação do conselho interministerial de preços.

Mercado de bens e serviços a idéia básica seria a de ideailizarmos a economia como se ela teoricamente produzisse aoenas um único bem, que seria obtido pela agregação dos diversos bens produzidos esse mercado determina o nível de produção agregada, bem como o nível geral de preços.

A determinação do nível geral de preços e do nível agregado de produção está condicionada pela evolução do nível de demanda e oferta agregada de produção está condicionada pela evolução do nível de demanda e oferta agregadas de bens e serviços.

Setores ou agente macroeconômicos.

Consumidores

Empresas

Governo

Setor externo.

Mercado de trabalho

Assim como no mercado de bens e serviços não se levam em conta os diferente tipos de bens produzidos pwla economia, nesse mercado não se distinguem os diferentes tipos de trabalho, a demanda procura de mão de obra depende de dois fatores básicos da taxa de salário real e do nível de produção desejados pelas empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (351.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com