TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia Na Economia

Por:   •  20/3/2022  •  Monografia  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

TDE I

Rafael Borsoi

[pic 1]

Podemos verificar uma queda acentuada na taxa de juros SELIC, especialmente entre os anos de 2016 e 2017. A causa mais provável é a crescente inflação que o país está sofrendo nos últimos anos, uma vez que quando SELIC está em alta as aplicações “seguras” têm seus rendimentos aumentados, enquanto no caso oposto as aplicações seguras têm rendimento menor e é facilitado o acesso ao crédito.o acesso ao crédito fica maior, pois existe a tendência de que a população gaste mais, impulsionando mais ainda a inflação.

[pic 2]

Analisando o dólar, a principal moeda a nível mundial, podemos verificar que essa moeda está em uma crescente desde 2015, que apenas teve uma queda em 2017 mas voltou a crescer muito aceleradamente. O maior aumento ocorreu no último ano (2020) e a causa mais provável é a crise sanitária causada pelo COVID-19, que desestabilizou a economia mundial.

[pic 3]

O modo mais usado para medir a inflação no país, o IGP-DI, é semelhante ao IPCA. Notamos que uma tendência de crescimento ocorreu nos últimos dois anos e acredito que seja seguro afirmar que uma das principais causas é a valorização do dólar, uma vez que o mesmo influencia em toda a cadeia produtiva.

Em resumo, notamos que ocorreu uma grande crescente na taxa cambial durante os últimos 5 anos, majoritariamente no ano de 2020 causado possivelmente pela instabilidade econômica a nível global, junto do declínio da taxa SELIC, que provavelmente foi causado pela alta da inflação. Por último verificamos que o IGP-DI acompanhou o dólar em sua crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com