TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Micro e Macroeconomia: A economia de acordo com a atual conjuntura econômica brasileira

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.331 Palavras (34 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 34

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PUC – MG

GRADUAÇÃO EM DIREITO

CRISTIANO MARTINS DE MEDEIROS

IGOR KAISER GARCIA GOMES

MARLEY LUIZA DA SILVA DE CASTRO

THAINA DIANA RODRIGUES SOUSA

VANESSA GOMES SANTANA

MACRO E MICROECONOMIA

A economia de acordo com a atual conjuntura econômica brasileira

BELO HORIZONTE

2017

CRISTIANO MARTINS DE MEDEIROS

IGOR KAISER GARCIA GOMES

MARLEY LUIZA DA SILVA DE CASTRO

THAINA DIANA RODRIGUES SOUSA

VANESSA GOMES SANTANA

MACRO E MICROECONOMIA

A economia de acordo com a atual conjuntura econômica brasileira

Trabalho a ser apresentado ao professor Carlos

Veriano, sendo utilizado como recurso avaliativo

da disciplina de Economia, do curso de Direito da

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Carlos Evangelista Veriano

BELO HORIZONTE

2017


Sumário


Introdução

        Este trabalho tem por objetivo fazer-nos compreender as definições e aplicações da macro e microeconomia a partir da atual conjuntura econômica brasileira, relacionando as várias consequências da economia com as políticas econômicas adotadas no Brasil (e no mundo) ao longo do tempo. Além disso, o trabalho também demonstra o papel da intervenção estatal na economia.


Desenvolvimento

        1.1 Apresentação

Na visão de Schwartz, os economistas podem ser divididos em dois grupos: os que enxergam a economia como estática e os que enxergam como dinâmica. Ambas as visões serão abordadas ao longo do texto.

        Para o autor, as estratégias econômicas mudam de acordo com a necessidade de cada nível de organização social. Para os economistas, os recursos devem ser muito bem direcionados antes de serem distribuídos e, exatamente este direcionamento é que gera bastante polêmica no mundo da economia. O estudo desses fatores originou a micro e a macroeconomia. A macroeconomia estuda uma série de fatores que alteram todo o mercado, visando sempre o “comportamento coletivo” da economia. Já a microeconomia estuda relações individuais que não geram um impacto além daquela realidade.

        

        1.2 Definições de micro e macroeconomia de acordo com a teoria estática: a soma das partes é igual ao todo

        As teorias estáticas buscaram incorporar as decisões individuais às relações coletivas (microeconomia + macroeconomia).

        Segundo a teoria estática exposta no texto de Schwartz, a microeconomia é explicada pela ação completa e exclusivamente racional, sendo tal racionalidade usada a todo e qualquer momento. A oferta e demanda se regulam de acordo com as decisões de um consumidor racional e de um empresário racional, estando ambos atentos ao custo-benefício, além de consumir apenas aquilo que pode adquirir com base em sua renda. Pode-se concluir então, com base nessa teoria, que o mercado funciona em uma proporção suficiente para manter empresários ativos e os consumidores satisfeitos. Já a macroeconomia se resume nas relações entre os diversos mercados existentes na realidade econômica, sendo que, para estudar a macroeconomia, deve existir um estudo microeconômico.

        A regulação deste mercado neoclássico baseia-se em processos lógicos, que não dependem de intervenção estatal, ou seja, o mercado se auto-regula de acordo com as circunstâncias, gerando uma interação entre as macro e microeconomias.

        Portanto, a teoria neoclássica pode se resumir da seguinte maneira: de um lado, o consumidor, extremamente racional, busca produtos pelo preço mínimo e máximo benefício. De outro, o empresário, também portando de tal racionalidade, busca produzir com o custo mínimo visando o lucro máximo. Observa-se então, uma procura por produtos que gera a oferta de produtos. O preço de equilíbrio é atingido em decorrência destes fatores. Paralelamente, observa-se o empresário na busca por mão de obra (trabalhadores) e o trabalhador à procura de ganhar o maior salário possível com o menor esforço. O equilíbrio também se encontra aí, quando há um procura por trabalhadores e oferta de trabalhadores, gerando o salário ideal.

        Deve-se levar em consideração então, que os indivíduos agem de forma excepcionalmente racional, gerando a auto-regulação da economia, não necessitando de qualquer tipo de intervenção no mesmo.

2.1 Visão dinâmica

Segundo Schwartz, a visão estática (a soma das partes é igual ao todo) começou a ser demolida nos anos 20 por Piero Sraffa, que ao alertar contra os pressupostos das leis neoclássicas, indicava que o espaço econômico não é homogêneo, plano, no qual indivíduos com o mesmo poder buscam a satisfação de interesses mutuamente compatíveis. A partir daí entra em cena a visão dinâmica da economia, onde a soma das partes gera um caleidoscópio, uma economia com padrões de concorrência e organização industrial que mudam sem parar ao longo do tempo, sem que as relações globais sejam harmônicas.

O autor afirma também que os neoclássicos (teoria estática) ao defenderem uma coerência entre a racionalidade “micro” e “macro”, acabam fazendo afirmações sobre mecanismos gerais de operação do sistema econômico. Em contraponto, na visão dinâmica, apesar de abrirem mão dessa coerência global, não deixam de fazer afirmações sobre a “estrutura geral” da economia capitalista.

        Outra oposição apontada pelo autor entre a visão estática e a visão dinâmica, refere-se à visão de mercado de trabalho: a visão neoclássica de “mercado de trabalho”, afirma que os trabalhadores seriam responsáveis pela “oferta” e os empresários pela “demanda” de mão de obra. Já na visão dinâmica, são os empresários que definem o nível de emprego da economia, enquanto os trabalhadores têm um comportamento passivo (princípio da demanda efetiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com