TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Fund. Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno:  Victor Benevides Torres

Turma: GE - Online

Tarefa: Evento CCC

Introdução

A Empresa CCC, que está a muitos anos atuando no mercado de roupas em atacado. Aproveitando a recente aquisição da empresa DT Produções, a empresa planeja promover um grande evento musical em Porto Alegre, a fim de promover e fortalecer a sua marca.

Esta atividade tem como objetivo analisar o evento da empresa CCC, identificando as características deste evento, considerando os processos deste projeto e avaliando o tipo de estruturas das empresas envolvidas.

Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

Para ser considerado um projeto, este evento precisará contar com algumas características importantes, como ser temporário, ser único, elaborado com fases e com restrições e etc.

É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo(PMI, 2013a:3)

  • Temporariedade

Tendo em vista que se trata de um evento musical de grande complexidade, este projeto possui início em sua fase de planejamento, e o fim com o encerramento do evento. Um projeto não é um esforço que tem continuidade, e infinito. Um projeto tem data para início e data para término.

  • Singularidade

Uma das características que diferenciam um projeto de um trabalho operacional, é que os projetos possuem entregas com características únicas, já os trabalhos operacionais são repetitivos. No line-up do evento constarão bandas de rock dos anos 80, como AC DC, Pink Floyd, Led Zeppellin, RPM, Barão Vermelho entre outras. Muitas destas bandas não estarão com a sua formação original, porém outras retornarão aos palcos apenas para participar deste evento, o que transforma este evento único.

  • Progressividade

Um projeto deve ser elaborado de forma gradativa, em etapas e por incrementos. (VALLE, 2007). Neste evento, foram definidas 4 fases. A inicial, composta pelos processos de iniciação e parte do planejamento. A fase Intermediária, composta pelos processos de planejamento, execução monitoramento e controle, e a fase final, composta pelos processos de encerramento.

  • Restrição

Um projeto possui restrições, que são impostas pela equipe responsável pelo projeto. São fatores limitadores que atingem a execução do projeto. Neste projeto, as restrições foram encontradas nos orçamentos definidos, bandas que só podem tocar em determinado horário, entre outros.

Processos

FASE INICIAL

  • Iniciação

Esta é a parte de responsável por formalizar a existência do projeto, assim que autorizado e iniciado, serão definidos pontos determinantes do projeto como escopo inicial, objetivos, e como serão destinados os recursos a serem utilizados.

No caso deste evento, toda a documentação legal necessária e obrigatória para possibilitar a realização do evento será feita, como alvarás e normas de segurança.

Será elaborado um termo de abertura formalizando seu início, definindo o executivo da DT Produções como o gerente de projetos, e informando os requisitos iniciais e possíveis restrições nos projetos.  

FASE INTERMEDIÁRIA

  • Planejamento

Planejamento é a etapa onde o evento será programado. É uma fase decisiva, onde as idéias do que se deseja realizar é passada para o papel. Através da definição do Escopo do Projeto, iremos projetar o que queremos alcançar com este evento, e também os objetivos de custo e cronograma.

Esta etapa irá ocorrer em todo ciclo de vida do projeto, fazendo com que os processos sejam contínuos e interajam entre si. Após a definição do Escopo, iremos detalhar o projeto, analisar a estrutura do FIERGS para montagem de equipamentos, decorações e instalações, contratação das bandas, da duração das atividades de montagem da estrutura, passagens de som, apresentações das bandas e finalização do evento.

Nesta etapa também serão definidos os recursos monetários necessários para o desenvolvimento do evento de acordo com a demanda das atividades, o orçamento desde locação do FIERGS, publicidade, cachê das bandas e despesas com pessoal. É também nesta fase que faremos as avaliações de riscos, tanto qualitativa quanto quantitativa, para que o projeto não seja afetado.

  • Execução

Nesta fase iremos performar, colocar a “mão na massa”, ou seja, colocar em prática o que foi definido anteriormente, durante o planejamento, de acordo com o cronograma. Haverá a abertura dos portões, apresentações das bandas, praça de alimentação funcionando, ambientes multimídias todos funcionando para a imprensa e público em geral.

Serão designados os membros das equipes que serão dividos para atender as necessidades do projeto, como: Pessoas responsáveis pela qualidade do evento, montagem das estruturas e equipamentos, atendimento ao público, staff para o line up, contato com imprensa e etc.

  • Monitoramento e Controle

Para que a execução do projeto seja feita de acordo com o que foi estabelecido no base line, serão necessários controles e monitoramento das atividades realizadas.

Para que tudo esteja pronto antes do início das apresentações das bandas, será feito o acompanhamento da montagem das estruturas, análises de segurança para assegurar que será entregue o proposto.

Para que tudo ocorra de acordo com o cronograma, haverá uma equipe que irá gerenciar e atualizar o progresso do evento.

Serão necessários controles orçamentários para analisar se a execução do projeto estão dentro da base line de custos.


FASE FINAL

  • Encerramento

O momento do encerramento, é o momento onde temos que verificar se toda a entrega foi realizada.

Ao fim do evento, iremos conferir se todo o escopo do projeto foi cumprido. Encerraremos de forma administrativa todos os contratos com as partes envolvidas, quitando os contratos que estiverem com pendências, como mão de obra, fornecedores de equipamentos, FIERGS, restaurantes que compuseram a praça de alimentação, meios de comunicação e etc.

Neste momento, devemos analisar as lições aprendidas, avaliar possibilidades de novos eventos.

Estruturas Organizacionais

  • CCC – Estrutura Funcional

A CCC é uma empresa tradicional, familiar, onde a área de projetos deve estar definida como um Diretor, que possui diversos gerentes funcionais. Este tipo de estrutura, em uma empresa familiar, faz com que o conhecimento adquirido ao longo dos projetos possam ser mantidos, gerando a continuidade deste know-how.

  • DT Produções – Estrutura Projetizada

A DT – Produções é uma empresa voltada especialmente para projetos. Uma vez que a empresa é especializada em execuções de eventos.

Considerações finais

Acredito que esta atividade me proporcionou uma visão mais ampla sobre os fundamentos de gerenciamentos de projetos, através de uma análise crítica sobre um evento de grande complexidade.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Project Manager Competency Development (PMCD) Framework. 2. Ed. Newtown Square, PA: PMI, 2007

Fundamentos do gerenciamento de projetos / André Bittencourt do Valle...[et al]. – 3. ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (860.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com