TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microeconomia .

Por:   •  4/4/2015  •  Dissertação  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

        Microeconomia

        Considerada a base da moderna teoria econômica a Microeconomia muitas vezes chamadas tambem de teoiria da firma, é um modelo economico praticamente fechado entre empresas e consumidores na maioria das vezes, porem alguns fatores externos tambem podem interferir neste sistema economico. A microeconomia tem como carateristica principal determinar preços, sem falhas, em uma formaçao perfeita e equilibrada entre oferta e demanda, Em base as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.

        Diferente da Macroeconomia, a Microeconomia e a parte que se encarrega de fatores econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores como já citado aqui. Por sua vez a macroeconomia é a parte que se encarrega do funcionamento econômico em geral, como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, como por exemplo, em um estado, cidade ou pais, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente. Algumas das variáveis mais usadas são, a taxa de desemprego, Produto Interno Bruto, os níveis de impostos, taxa de juros, entre outros. Em meio a tudo isso importante tambem destacar o fator custo de oportunidade, que nada mais é do que o valor associado a melhor alternativa não escolhida.

        Quando a alguma interferencia, mudança na demanda ou oferta, isto quebra o equilibrio e interfere nos preços, gerando assim monopolios e oligopolios e o mercado entre em desequilibrio, fatores como a mudança nas preferencias dos consumidores, melhores tecnologias, mao de obra, preço commodities entre outros fatrores, e é claro que se produz aquilo que é demandado. Tendo em vista que tudo isso é apenas um modelo economico e que por difersos fatores do mercado este tao sonhado “equilibrio economico perfeito” acaba se tornando um tanto quanto utopico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com