TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem e evolução histórica do conceito

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

Capitulo I        2

Introdução        2

Delimitação do Tema        3

1.4. Justificativa        3

1.5. Objectivos da Pesquisa        4

1.5.1. Objectivo Geral        4

1.5.2. Objectivos específicos        4

Capitulo II        5

2. Revisão Bibliográfica        5

2.1 Conceitualização        5

Origem e evolução histórica do conceito.        5

Capitulo III        9

3. Análise e Interpretação de Resultados.        9

3.1. Caracterização do Estudo de Caso.        9

Capitulo IV        10

4.        Conclusão e Recomendações.        10

4.1. Conclusão.        10

Referências Bibliográficas        11

Capitulo I

  1. Introdução

No contexto de um mundo globalizado, em que a competição faz parte da vida diária dasempresas, há, contínua e progressivamente, a necessidade de se tomar decisões acertadas contribuindo para o crescimento da organização. Gerir uma empresa, hoje, exige conhecimentos, habilidades, competências, visão estratégica e principalmente, métodos que possibilitem um suporte ao processo de tomada de decisão. A sociedade maioritariamente estruturada numa óptica de economia de mercado exige que a função da auditoria seja mais interveniente no diagnosticar de determinadas situações, como, a viabilidade da empresa, apreciação da economia, eficiência e eficácia da empresa, etc. Neste sentido, o papel desempenhado pela auditoria interna tem emergido com um elevado grau de desenvolvimento.

A auditoria interna pode contribuir de forma significativa para reduzir os riscos associados ao exercício das actividades dos gestores, num ambiente de competitividade e que lhes exige frequentes tomadas de decisão e até mesmo alteração de planos. Nesta perspectiva a auditoria interna deve ser encarada como um instrumento que permite aos responsáveis agir com maior segurança e controlar a empresa com mais conhecimento.As instituições financeiras, por tratarem directamente com a gestão do risco, vêem-se obrigadas a contarem com equipes de auditores preparadas para verificar a correcta aplicação dos procedimentos e apontar possíveis falhas na operação destas instituições.

Portanto, este trabalho tem como objectivo analisar aspectos importantes e actuais da auditoria interna na gestão de instituições financeiras. Consiste em mostrar até que ponto a auditoria interna tem importância no processo decisório das empresas, de que forma a empresa pode alcançar um resultado desejado, com a garantia de maior controle, procura demonstrar que a auditoria interna é um instrumento de grande relevância dentro de uma empresa, podendo então propiciar informações seguras, reduzindo desperdícios e evitando fraudes, conseguindo com isto ter uma real noção do que acontece dentro da empresa.

O trabalho é composto por um capítulo, sendo o primeiro respeitante a introdução, objectivo geral e específicos, formulação do problema, justificativa e questões de investigação.

  1. 2. Delimitação do Tema

A presente pesquisa irá abordar o Contributo da Auditoria Interna como ferramenta de auxílio a gestão nas instituições financeiras, explicando de forma clara as suas vantagens e desvantagens, limitações, modo de actuação, departamentos onde ela actua com frequência e alguns procedimentos.

1.3. Formulação do Problema

Auditoria interna compreende os exames, analises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficiência, eficácia e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente de gestão de riscos, com vista a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objectivos (Attie, 2007, p. 34).

Até que ponto a auditoria interna contribui na gestão eficaz das instituições Financeiras?

1.4. Justificativa

O presente tema tem uma relação directa com o contexto social moçambicano, visto que nos últimos tempos temos assistido situações em que várias empresas operam sem a existência de um departamento de auditoria interna, pois ainda não há conhecimento dos benefícios que a empresa tem com a existência de um departamento de auditoria interna. Este desconhecimento favorece a possibilidade do não cumprimento das regras estabelecidas pelo Sistema de Controlo interno.

Os possíveis resultados da pesquisa podem contribuir para a evolução do conhecimento prático, com vista no bom desempenho das empresas, trazendo assim um contributo significativo no tocante a eficácia e eficiência da gestão empresarial.

Este trabalho não pretende esgotar o tema, mas chamar atenção para crescente importância da Auditoria Interna motivada pela pressão do dia-a-dia de quem tem de cumprir objectivos em diversas áreas.

1.5. Objectivos da Pesquisa

  • Procurar esclarecer os parâmetros que concernem a Auditoria Interna no interior tanto como também no exterior.

1.5.1. Objectivo Geral

  • Analisar de que forma é que a auditoria interna contribui ou não para um bom desempenho organizacional.

1.5.2. Objectivos específicos

  • Definir auditoria interna;
  • Indicar os objectivos da auditoria interna;
  • Indicar as funções da auditoria interna nas instituições financeiras;

1.5.3. Metodologia

A metodologia de pesquisa usada nesta patente, foi o método científico, bibliográfica e consultas em pessoas que dominam a matéria em causa e licenciados no curso.

Capitulo II

2. Revisão Bibliográfica

2.1 Conceitualização

Origem e evolução histórica do conceito.

Segundo Tato (1998), o termo “auditoria tem origem latina (audire, que significa ouvir) e foi usado pelos ingleses para classificar a tecnologia contabilística da revisão “to audit” (examinar, corrigir, inspeccionar, certificar).”

Ao contrário da contabilidade - que, segundo Alberton (2002, p.13) surgiu a.C., quando o Homem “deixou de ser simples colector de alimentos naturais e passou a produzir alguma coisa, tendo sido introduzida a necessidade de medir, controlar, trocar” - a história da auditoria não é tão precisa, havendo, por isso, diferentes teorias para o seu surgimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com