TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A OFERTA DE SERVIÇOS NA UFAM: O CASO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E DE TRANSPORTE.

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 10

A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A OFERTA DE SERVIÇOS NA UFAM: O CASO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E DE TRANSPORTE.

Edmundo da Silva Costa Junior

Filipe da Silva Marinho

Laís France de Barros de Freitas

Lucas de Melo Nogueira

Viviana

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o nível de satisfação dos consumidores com base nos serviços de transporte e alimentação oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi elaborado um questionário para avaliar os gostos e preferências dos universitários, além disso, também foi disponibilizado um espaço aberto á dicas, para os estudantes apontarem onde se deve melhorar nos serviços ofertados pela Universidade. O questionário online foi respondido por 73 pessoas, todos alunos da UFAM. A coleta de dados mostrou que a maioria dos entrevistados eram do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos, e que frequentam o Restaurante Universitário e utilizam o ônibus Integração de 3 a 5 vezes por semana. A maioria dos frequentadores do RU, o avalia como ruim apesar do bom preço, após os casos de insetos encontrados dentro da comida, por exemplo. Se tratando do transporte coletivo que circula dentro da Universidade, grande parte dos entrevistados o classifica como regular, pois os ônibus não são conservados nem revisados pela empresa que o monitora, além dos motoristas que não têm sensibilidade com os usuários, dirigindo perigosamente pelas estradas da UFAM.

Palavras-Chave: Satisfação dos usuários; Restaurante Universitário; Ônibus Integração; Análise qualitativa.

1. Introdução

Durante uma intensa rotina de atividades estudantis, alunos passam cada vez mais tempo nas dependências da universidade usufruindo dos serviços oferecidos por ela. Baseado nisso, faz-se necessário saber o nível de satisfação dos estudantes quanto a tais serviços. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oferece um leque de serviços aos alunos, dentre eles o Restaurante Universitário (RU) e o Integração.

As refeições oferecidas no Restaurante Universitário, café-da-manhã, almoço e jantar, são parcialmente pagas pela própria Universidade, restando ainda uma parcela a ser paga pelos alunos.

Já o Integração é um serviço de transporte coletivo que leva os alunos dos arredores da Universidade até o Campus. As despesas do Integração são pagas integralmente pela Universidade, não restando parcela alguma para os estudantes.

Diante da importância dos referidos serviços, foi realizada uma pesquisa de campo por alunos da UFAM para diagnosticar quão satisfeitos estão os usuários do RU e Integração, além de abrir espaço para que os mesmos fizessem sugestões de melhoria.

2. Referencial Teórico

Serão apresentadas bases teóricas para engrandecer o tema que está sendo colocado em foco: os serviços de Alimentação e Transporte Público oferecidos pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

2.1 A alimentação fornecida pelos Restaurantes Universitários

Ter uma boa alimentação é essencial nos dias de hoje, ainda mais aos jovens. A maioria das universidades do Brasil disponibilizam 3 (três) refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), tendo parte do valor delas subsidiado pela própria universidade para não fixar um preço tão elevado aos universitários, que já têm custos á pagar como o transporte diário e aluguel para os que moram em repúblicas. Por isso, foram criados pela Universidade Brasil os Restaurantes Universitários, na década de 50, para em tese fornecer uma alimentação adequada e de qualidade ao corpo estudantil que com uma carga horária excessiva, não tem a possibilidade de sair da instituição. Na UFAM, por exemplo, é inviável sair da Universidade para se alimentar em lugares com uma maior variedade de alimentos, tudo tem um custo: o tempo de espera pelo ônibus e a falta de restaurantes nas redondezas da instituição, não facilita a saída dos universitários. Restaurantes destinados à alimentação coletiva devem obedecer a critérios de qualidade nutricional ditados pela ANVISA por exemplo, o que não aconteceu no mês de março de 2018 na Universidade Federal do Amazonas. Foi encontrado e comprovado por laudo, que havia um inseto em um dos pratos servidos no RU (Restaurante Universitário) da instituição, que mesmo convivendo com o desafio de manter um padrão de qualidade aliado a um baixo custo, não significa preparar os alimentos de qualquer maneira. Comparando o RU da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) com as Universidades Federais do Pará (UFPA), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Brasília (UnB), o RU da Universidade Federal do Amazonas segue sendo o mais caro custando R$1,25 para o corpo estudantil, e nos últimos anos em nenhuma das Universidades citadas existiram casos como o que ocorreu na própria UFAM.

2.2 O ônibus que circula somente dentro e nos arredores da UFAM: Integração

Mobilidade pode ser interpretada como a capacidade que os indivíduos têm de se mover de um lugar para o outro, como por exemplo utilizando os transportes coletivos de boa qualidade e com eficiência. Esse modal está sendo aos poucos trazido para dentro das Universidades, para as que dispõe de setores distantes um do outro. Pouco se discute sobre a existência de transporte público pago pelas Universidades. Na UFAM isso pode ser visto a partir da análise do ônibus Integração, que circula pelas estradas da Universidade, levando o corpo discente da Universidade até o campus, com nenhum custo aos estudantes. A criação dessa linha foi fundamental na mobilidade das pessoas dentro da Universidade, e nunca foi tão discutida em outras instituições manauaras. A própria engenharia da UFAM facilitou essa discussão que separou 2 setores em áreas diferentes dentro área de conservação da floresta, setores separados por estradas que por sinal, não facilitam o serviço dos motoristas. Não existe uma conservação adequada dos ônibus da Universidade e uma manutenção periódica, a consequência desses descasos quem sofre são os próprios usuários que apesar de não pagarem a passagem, merecem pelo menos um serviço de qualidade, pago pelo governo. O tempo de espera e a quantidade de ônibus circulando também são pontos que merecem destaque, nos horários de pico os poucos coletivos que circulam ficam lotados de pessoas, prejudicando a conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com