TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDIÇÃO RIO NEGRO ESTUDO DE CASO

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  2.351 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDIÇÃO RIO NEGRO

ESTUDO DE CASO

JUNDIAÍ

2015

RUBENS BARB0SA DA SILVA

ALESSANDRO JOSÉ TOLEDO

EDIMILSON MENDES

WILLIAN ROSSATTO

EMERSON MÁXIMO

FUNDIÇÃO RIO NEGRO

JUNDIAÍ

2015

ESTUDO DE CASO FUNDIÇÃO RIO NEGRO

Introdução:

A Fundição Rio Negro é uma empresa de médio porte que atua na produção (em série), venda de equipamentos e maquinarias para fundição, é a única empresa do país que atua neste ramo. No mercado, sua imagem vem sendo deteriorada devido a inúmeras falhas decaídas sobre produtos defeituosos, fora das especificações técnicas e sobre o atraso na entrega da produção em geral, ocorrendo várias reclamações de seus clientes. A empresa com tanto tempo no mercado, passa por certas dificuldades internas referentes a administração dos negócios, dependendo de uma mudança nas bases gerenciais para estabilizar e efetivar o desenvolvimento da empresa.

Histórico dos problemas e propostas de melhoria:

Presidência:

Quanto ao Alberto dos Santos Novaes (Diretor-Presidente) que, apesar de ser o acionista majoritário, é desinteressado pelos problemas da empresa, importando-se apenas com sua situação financeira e seu status.

É necessário que o mesmo abrace a organização ou derive para os outros dois diretores, todo o poder sobre a direção do negócio, abrindo mão de quaisquer decisões administrativas. É aconselhável que os outros diretores façam uma reunião juntamente com o diretor-presidente e estabeleçam regras gerais, ou uma nova política para a empresa, pois na ótica dos princípios de Fayol da “subordinação do interesse individual ao interesse geral”, é preciso fazer com que o interesse de qualquer membro nunca prevaleça sobre os da organização. Devem se unir para planejar um programa de melhoria e controle de qualidade, tanto nos processos administrativos (recrutamento, relações comerciais, treinamentos, avaliações de desempenho), quanto para a produção (SGQ, treinamentos, introdução de sistemas de certificação ISO, desenvolvimento profissional, plano de carreira, etc.), para restabelecer o bom andamento das funções de cada setor e seus operários.

Compras:

Devido à amizade que o diretor-presidente tem com o senhor Luis Alves Macedo, fez com ele que ele assumisse a gerencia do departamento de compras. Luis não é experiente, e falta-lhe técnica e interesse pelo cargo que ocupa. Tem problemas com os outros setores, inclusive com o Almoxarifado. Por ser amigo do Diretor-Presidente, trabalha de forma independente e sem dar satisfações a ninguém, nem mesmo aos outros diretores.

A substituição de Luis como gerente de compras é inevitável, e uma boa saída pra ele já sabendo que o diretor-presidente não abre mão de sua presença na empresa, é ofertar-lhe opções cargos dentro da empresa, fazendo uma escolha por aptidão segundo o princípio de Preparo de Taylor, que enfatiza a escolha dos colaboradores sobre as suas capacidades e características pessoais, neste caso, intelectuais se tratando de um gerente. Com certeza sua experiência será útil e evitará perdas com treinamentos. O gerente de compras deverá estar subordinado ao Diretor Industrial, sendo que Marcos Roberto (diretor Industrial), poderá ser contratar um novo colaborador ou remanejar um profissional de outros setores da empresa. Portanto, deverá ser contratado alguém mais qualificado para a função, inclusive que tenha bastante experiência em empresas com as mesmas características de produção da Fundição Rio Negro, sendo este novo gerente embasada na função universal de Fayol, o comando, objetivando alcançar o máximo retorno de todas os empregados no interesse dos aspectos globais.

Vendas:

Júlio Siqueira Campos (Diretor Comercial) está ligado ao setor der vendas, sendo responsável pelas comissões sobre as suas próprias vendas e pelas comissões dos outros vendedores. Taylor em sua Organização Racional do Trabalho (ORT), faz a seguinte alegação: “Gerentes Planejam, Operários Executam” que pode ser estendido à direção. As vendas devem ser executadas pelos vendedores, e não acompanhada estritamente pelo diretor. Ao diretor cabe o papel de direção orientar, motivar, planejar, oferecer estratégias de negócios, acompanhar as projeções de aumento dos preços nos custos de produção em detrimento aos produtos negociados no mercado. Assim, é preciso que o Júlio deixe as vendas à cargo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com