TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE MÉTODOS DA TEORIA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSPORTE DE RESÍDUOS DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA

Por:   •  8/3/2020  •  Artigo  •  5.800 Palavras (24 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 24

APLICAÇÃO DE MÉTODOS DA TEORIA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSPORTE DE RESÍDUOS DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA[pic 1][pic 2]

FERNANDA DE SOUZA - fesouza@rede.ulbra.br

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRSIL – ULBRA – CANOAS – RS

JÉSSICA MATTANA DE MATOS - jessicamattana@rede.ulbra.br

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRSIL – ULBRA – CANOAS – RS

LUCAS DA SILVA FILAPPI – lucas.filappi@rede.ulbra.br

  UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRSIL – ULBRA – CANOAS – RS

PAMELA DA SILVEIRA DIAS -  pamela.dias@rede.ulbra.br 

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRSIL – ULBRA – CANOAS – RS

RHONALDO ESSER - rhonaldoesser@rede.ulbra.br

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRSIL – ULBRA – CANOAS – RS

Área:        6. PESQUISA OPERACIONAL

Sub-Área: 6.5 - TEORIA DA DECISÃO E TEORIA DOS JOGOS

Resumo: A PESQUISA OPERACIONAL BUSCA ANALISAR CENÁRIOS COMPLEXOS, ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE MODELAGEM VIABILIZANDO A TOMADA DE DECISÃO PARA SOLUÇÃO DE DETERMINADO PROBLEMA. COM A TEORIA DA DECISÃO CONSEGUIMOS ANALISAR DADOS TÉCNICOS E QUANTITATIVOS PARA MENSURAR OS RESULTADOS REAIS E QUAL A MELHOR OPÇÃO A SER TOMADA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR A MELHOR OPÇÃO A SER ESCOLHIDA PELOS GESTORES DA EMPRESA INEXPORT COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA, EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO ATUANTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARA ISSO, SERÁ ANALISADO O CENÁRIO ATUAL DA EMPRESA E DO PROBLEMA ENCONTRADO, A FIM DE IDENTIFICAR A  MELHOR OPÇÃO PARA REALIZAR A ENTREGA DE SEUS RESÍDUOS DE PRODUÇÃO A SEU CLIENTE X, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DA TEORIA DE DECISÃO, COM O MENOR CUSTO POSSÍVEL.

Palavras-chaves: PESQUISA OPERACIONAL; TOMADA DE DECISÃO; PROCESSO DE DECISÃO; DTSR; SETOR MADEIREIRO.

APPLICATION OF DECISION THEORY METHODS: CASE-STUDY ON THE TRANSPORT OF WASTE FROM A WOODWORK INDUSTRY

Abstract: OPERATIONAL RESEARCH SEEKS TO ANALYZE COMPLEX SCENARIOS THROUGH MODELING TECHNIQUES MAKING THE DECISION-MAKING SOLUTION FOR A CERTAIN PROBLEM. WHITH THE DECISION THEORY CAN ANALYZE THE TECHNICAL DATA AND WHAT WILL BE USED FOR THE BEST MEASURES. THIS ARTICLE OBJECTIVE TO DEMONSTRATE THE RESULTS OF IMPROVEMENTS MADE IN A COMPANY IN THE SHIPMENT SECTOR, ANALYZING THE BEST OPTION TO DELIVER YOUR PRODUCT TO THE CUSTOMER, WITH THE MOST POSSIBLE CHOICE: DTSR (RISK DECISION). THEREFORE IT WAS POSSIBLE TO CHECK THE BEST OPTION TO BE USED TO SATISFY THE SUPPLIER AND CUSTOMER AT THE LOWEST POSSIBLE COST.

Keywords: OPERATIONAL RESEARCH; DECISION MAKING; DECISION PROCESS; DTSR; WOODWORK INDUSTRY.

  1. Introdução

Para Almeida (2013),  a tomada  de decisão  nas organizações é sempre  uma forte  razão de apreensão de seus gerentes e executivos. Talvez por este motivo, a tomada de decisão seja  considerada a atividade mais relevante de qualquer executivo. Ademais, o desempenho desses atores  no  processo  decisório  impacta  diretamente  na  competitividade  da  organização  e consequentemente na sua existência futura. (2013, apud SANTOS e LIMA, 2018).

Com o surgimento de uma situaçao de tomada de decisão na empresa Inexport Comércio e Exportação Ltda, os gestores necessitam avaliar três cenários para a tomada da melhor escolha.

O principal consumidor de seus resíduos de produção comunicou que a partir de 2020 não arcará mais com as despesas de transporte dos resíduos, ficando cada fornecedor responsável pelo deslocamento de seu material. Com isso, terá que ser analisado os três cenários para que possa ser tomada a melhor decisão, com o menor custo possível. O primeiro cenário seria a empresa Inexport Madeiras aderir ao transporte próprio para o deslocamento do material, ou seja, investirá em uma carreta cavaqueira própria para realizar o transporte e entrega destes materiais na sede do cliente; ou irá optar à terceirizar o transporte, avaliando e comparando os custos; e como última opção, recusar a solicitação do cliente, o que implica em rompimento de contrato. Para a última opção, foi analisado o impacto com este cliente e foi constatado que esta opção não existirá, pois este cliente consome certa de 68% dos resíduos gerados pela produção.

  1. Caracterização do Problema

        A empresa Inexport Madeiras, localizada em Palmares do Sul, município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, fornece grande parte de seu resíduo de produção (serragem e cavaco de Pinus) à um cliente fixo denominado neste estudo como “cliente x”, localizado na cidade de Montenegro, cerca de 157 km de distância. Até então o transporte deste material é de responsabilidade do consumidor, o qual arca com as despesas da transportação. No entanto, a empresa foi informada que a partir de janeiro do ano de 2020 os fornecedores serão responsáveis pela entrega de seus próprios materiais.        

         Para resolver esta questão os gestores da Inexport dispõem de duas alternativas: a aquisição de um veículo próprio ou a contratação do serviço terceirizado para a realização da entrega. Visto que o “cliente x” consume cerca de 68% dos resíduos produzidos, o rompimento do contrato não é considerado uma alternativa nesta situação.

  1. Fundamentação Teórica

  1.  A pesquisa Operacional

        O nome “Pesquisa Operacional” apareceu  pela primeira vez durante a Segunda Grande Guerra, quando equipes de pesquisadores procuraram desenvolver métodos para resolver determinados problemas de operações militares. O sucesso dessas aplicações levou o mundo acadêmico e empresarial a procurar utilizar as técnicas criadas em problemas de administração. (ANDRADE, 2002).  

        A Pesquisa Operacional lida com problemas de como conduzir e coordenar certas operações em uma organização, e tem sido aplicada a diversas áreas, tais como indústrias, transportes, telecomunicações, finanças, saúde, serviços públicos, operações militares, etc. (MOREIRA, 2010).

        Segundo Moreira (2013, apud SANTOS e LIMA, 2018, p. 3), “Por meio do uso de técnicas como a modelagem matemática para analisar situações complexas, a Pesquisa Operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efetivas e de construir sistemas mais produtivos, baseados em dados mais completos, considera-se todas as alternativas possíveis, previsões cuidadosas de resultados e estimativas de risco e nas mais modernas ferramentas e técnicas de decisão.”

  1.  Processo de Tomada de Decisão e Teoria da Decisão.

        Segundo Moreira (2010), “ a Teoria da Decisão é um conjunto de técnicas quantitativas que tem por objetivo  ajudar  o  tomador de  decisão tanto  a sistematizar  o problema  de decisão  como a solucioná-lo. Não há solução de um problema sem um critério, logo, a Teoria da Decisão baseia-se em critérios preestabelecidos, havendo sempre espaço para novos critérios e novas contribuições. Há, entretanto, um corpo de conhecimentos reconhecidos como básicos. ”

        Quando se consideram problemas de decisão, há sempre uma estrutura comum a todos eles: apresentam estratégias alternativas, estados da natureza e resultados” (apud SANTOS e LIMA, 2018, p. 4).

        Segundo Shimizu (2010), “O processo de formular alternativas de decisão e escolher a melhor delas é quase sempre caótico e complexo. Caótico porque os indivíduos e as organizações não possuem visão clara e completa dos objetivos e dos meios que definem o problema de decisão. Complexo porque a incerteza, a falta de estruturação e o problema podem inviabilizar a aplicação sistemática da maior parte das metodologias de decisão, as quais frequentemente utilizam julgamentos subjetivos” (apud SANTOS e LIMA, 2018, p. 4).

        Os problemas quando convenientemente analisados, apresentam-se de forma muito simples, admitem soluções simples e a escolha de decisões, no caso, é um problema geralmente simples. A medida que o espaço de alternativas cresce, cresce em geral, o numero de linhas de ações para a tomada de decisão. (COSTA, 1977).

        Outra consideração: o problema de decisão envolve uma tomada de decisão hoje (ou seja, no momento presente ou próximo), mas as consequencias dessa decisão serão sentidas ao longo do tempo. Seria ótimo se pudéssemos saber antemão o que vai ocorrer no futuro – calibraríamos, então, nossa decisão em função dos eventos que ainda vão acontecer e que possam ter alguma influência sobre ela. (MOREIRA, 2002).

  1.  Correlação entre os métodos para tomada de decisão e o problema identificado

        Segundo Moreira (2013, apud SANTOS e LIMA, 2018), tradicionalmente, os problemas de decisão são classificados com o maior ou menor conhecimento que temos acerca dos estados da natureza, podem ocorrer três casos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (567.7 Kb)   docx (339.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com