TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Fiscal como instrumento de controle inflacionário

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A Política Fiscal como instrumento de controle inflacionário

Apesar da necessidade de se colocar em primeiro plano uma política fiscal ativa e de eficácia plena, a política econômica, atualmente, vem privilegiando o equilíbrio das finanças da administração pública, independentemente do momento político-econômico tratado.

 A política econômica no atual cenário, aborda, acima de tudo, a igualdade financeira no setor público, e não trata das políticas fiscais que são fundamentais na atividade econômica do país. Sendo assim, nota-se uma alteração na tratativa teórica das políticas fiscais, que visa atuar,nesse momento, com a finalidade de assegurar o balanço saudável das finanças públicas, independente do momento econômico atual.

Seguindo a mesma ideia, para conseguir honrar os compromissos decorrentes de custos financeiros da administração pública, fica claro e evidente a necessidade de uma produção de superávit sempre mais elevada, através de congruentes metas estabelecidas no modelo fiscal. Após um primeiro momento, logo após se adotar uma política rígida para redução e regime de metas inflacionárias, tendo administração da taxa de juros e adotando uma priorização da credibilidade e da reputação do setor público, a política fiscal consegue manter um grau elevado para conter os seus gastos.

Diante do que ocorre no país e no mundo, um cenário de total recesso e queda livre da economia, o melhor modo é sempre considerar esse modelo de gestão pública das finanças como um excelente e importante processo de apoio à política econômica de modo a inovar o mínimo de gastos e concomitantemente reduzir o nível de inflação e carga em tributos.

Desse modo, consegue-se minimizar os efeitos adversos de uma suposta crise  perante a uma organização falha de financiamento e evitar o endividamento decorrente de dividas publicas.

, frente a uma estrutura ineficaz de financiamento, os Estados vêm aumentando seus níveis de endividamento e despesas financeiras com juros da dívida pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com