TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Organizacional

Por:   •  25/3/2020  •  Ensaio  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6
  1. A Sociedade Organizacional

O ser humano é social por essência e sempre teve sua vida organizada em grupos, desde a pré-história quando viviam como nômades e tinham um líder que era responsável pelo bando. Com o passar dos tempos, estes grupos sociais foram se desenvolvendo e ficando mais complexos, surgindo as primeiras sociedades organizadas.

Na história, duas dessas sociedades perduram até hoje: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

Igreja Católica como uma Organização formal e eficiente, mostra força e eficácia em atingir seus objetivos com suas técnicas organizacionais peculiares, influenciando o comportamento de seus seguidores.

Já as Organizações Militares desenvolveram uma hierarquia de autoridade rígida, munida de princípios e práticas administrativas que moldaram as empresas que temos hoje.

Com as transformações estudadas anteriormente, provocadas pela Revolução Industrial, surgem as grandes corporações empresariais, que moldam o estilo de vida das pessoas e da sociedade em que vivemos.

Inicialmente, Frederick Taylor e Henry Ford, dois expoentes da época, buscavam a eficiência dos processos de produção e de suprimentos, sem se preocupar com a estrutura organizacional necessária para se administrar um conjunto de fábricas que vinham surgindo. Logo, o rápido crescimento das empresas e o aumento da concorrência obrigou o deslocamento das atenções para a estratégia e a estrutura organizacional.

Pierre du Pont e Alfred Sloan foram referências na proposição de soluções que contribuíram para finalizar o modelo das grandes corporações, o que passa a dominar o cenário dos negócios a partir do século XX.

Pois bem, as organizações fornecem meios para o atendimento das necessidades das pessoas, como serviços de saúde, de água e energia, a segurança pública, os controles sanitários das cidades, a alimentação, a diversão, a educação e praticamente tudo que necessitamos para atender às nossas necessidades.

E você, consegue imaginar como seria a vida sem as Organizações?

Para atender às nossas expectativas, as Organizações devem ser bem administradas, por pessoas capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir seus objetivos.

Segundo Maximiano (2004), "uma Organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo, e tem dois componentes importantes: processos de transformação e divisão de trabalho" (figura 1).

Encontramos as organizações em todos os lugares, com todos os tamanhos para fornecer todos os tipos de produtos e serviços, como por exemplo: a Universidade, o Governo nos diversos níveis, os serviços públicos de água e luz, o shopping center, a fábrica, o time de futebol, o restaurante, a biblioteca, a banca da feira ... e muitas outras.

Você pode se admirar de nunca ter percebido o quanto estamos envolvidos com as Organizações!

As organizações são fornecedoras de uma combinação de produtos e serviços que atendem outras organizações ou a população. Por exemplo, a empresa montadora de veículos produz e comercializa os carros, mas também produz peças e componentes utilizados nos veículos, presta serviços de assistência técnica a seus clientes e dá treinamento ao pessoal de suas concessionárias, a qual vende o carro que você quer comprar.

Já os Governos são responsáveis por atender a população em tudo ligado às áreas da saúde, educação, transportes, justiça e segurança, providenciando os recursos materiais e de mão de obra necessários.

Perceba que as atividades do Governo desencadeiam uma infinidade de outras necessidades, atendidas por outras organizações, públicas ou particulares.

Veja que as organizações mantêm uma relação de interdependência, criando relacionamentos de serviços ou participando dos processos produtivos, cada uma com sua incumbência, gerando, assim, vários segmentos onde atuam estas organizações.

Esta segmentação das organizações pode acontecer por muitos critérios, sendo que, avaliando-se o setor da economia em que atuam, as organizações podem ser classificadas como: governo, empresas e terceiro setor.

As Organizações Governamentais atendem os serviços públicos ao cidadão e administram o Estado, cuidando da arrecadação de impostos, da criação de leis, da defesa e segurança, da justiça, saúde e educação, entre outras. As organizações governamentais podem ser representadas pelos Ministérios e Secretarias, as autarquias (Ex.: universidades públicas), as fundações e as empresas estatais.

As Organizações Empresariais são produtoras de todo tipo de bens e serviços que a população deseja, oferecendo estes produtos mediante a expectativa de se obter lucro, que corresponde à vantagem financeira obtida após a venda do produto e o pagamento de todas as suas despesas.

Como você pôde entender, as empresas se baseiam no investimento de um capital para se obter um retorno maior, mediante a exploração de todo tipo de produto que seja requerido pelo mercado, ou seja, se há pessoas interessadas em pagar por algo, haverá um investidor disposto a atendê-las.

Já as Organizações do Terceiro Setor atendem à utilidade pública, mas não são do governo, sendo também chamadas de Organizações Não Governamentais – ONG, e trabalham áreas como: educação, saúde, desenvolvimento, meio ambiente, ou até defendem os interesses de um grupo social específico. A característica que a distingue de uma empresa é o fato de não objetivar o lucro financeiro.

  1. Modelos de Organização

As organizações alimentam certas características que as fazem semelhantes umas das outras, o que nos permite identificar modelos.

Você deve perceber que todos os supermercados são parecidos entre si, assim como os bancos, as escolas, os shoppings. Enquanto os bancos são cheios de regras e normas para os usuários, clientes e funcionários, os shoppings são livres e informais, permitindo que as pessoas entrem e saiam sem nenhuma regra.

Perceba que as organizações têm níveis diferentes de exigências e de formato de como tratam suas regras, o que as caracteriza entre dois polos: o Mecanicista e o Orgânico (figura 2).

No Modelo Mecanicista, as organizações procuram imitar o funcionamento automático das máquinas. Os bancos com seus regulamentos e suas estruturas altamente especializadas são exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (431.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com