TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  10/10/2018  •  Dissertação  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR - IM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Disciplina: IM226 – Introdução à Sociologia

Docente: Ana Lúcia Lucas Martins

Discentes: Wallace Pombo de Miranda – Mat. 2018695469

Alan Alves da Costa – Mat. 2018695027

Nova Iguaçu, 08 de outubro de 2018

Este trabalho é um resumo das páginas 19 à 23 do livro “Sociologia”, 6ª edição (2012), do filósofo britânico Anthony Giddens, um dos mais importantes filósofos sociais contemporâneos, ele concentra seu interesse em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento da modernidade. Suas ideias tiveram uma enorme influência na teoria e no ensino da sociologia.

Este trecho do livro inicia definindo sociologia como um “estudo científico da vida humana, de grupos sociais, de sociedades inteiras e do mundo humano”. Ainda apresentando a sociologia o autor nos primeiros parágrafos diz que a sociologia atua estudando nosso comportamento como seres sociais, como os fatos históricos e os processos sociais influenciam na nossa experiência social.

Em seguida explicando que o trabalho sociológico depende do que Wright Mills denominou na década de 70 de “imaginação sociológica”, e que para isso é necessário o distanciamento dos nossos pensamentos. Ele traz como exemplo o ato de tomar uma xícara de café que pode ser observado por um sociólogo de diversas maneiras, como uma rotina pessoal, um ritual para interação social, um estimulante para uma determinada atividade devido a cafeína, porque em algumas sociedades seu consumo é aceitável e em outras é desaprovado, até mesmo como as relações econômicas e a globalização estão envolvidas deste a produção até o consumo.

No estudo das pessoas e da sociedade o autor usa o divórcio e o desemprego como exemplos de que e a imaginação sociológica nos permite ver fatos que parecem individuais, mas na verdade refletem questões mais amplas, na sequencia ele convida o leitor a aplicar a própria vida.

Influenciados, porém não determinados pelos contextos sociais, temos nossa individualidade, o autor indica que “é trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos da sociedade”, como nossas atividades estrutural o mundo social e como a estrutura social nos padronizam, mesmo em constante processo de estruturação.

Diante da dificuldade em analisar situações tão complexas seja nossas próprias vidas e comportamentos ou o impacto da industrialização na sociedade o texto afirma que é necessário desenvolver um pensamento teórico, pois, “as teorias implicam a elaboração de interpretações que podem ser usadas para explicar uma ampla variedade de situações empíricas ou factuais”. Para o autor as teorias nos ajudam a conferir sentidos as fatos que observamos e sem ela “não saberíamos o que procurar ao começar a estudar ou ao interpretar nossos resultados ao final da pesquisa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (480.5 Kb)   docx (405.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com