TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia, Ética E Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  27/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE – AVA – AULA 5-6-7-8

CURSO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Acadêmico: MAYSA DE FREITAS SANTOS

RGM: 403.380

  1. ATIVIDADE AULA 5

A ética é um conceito que passou por um processo de construção histórica, explique o que marcou a Ética na:

- Antiguidade: Os pensamentos já existentes foram aprimorados neste período pelos grandes filósofos, definindo ideias como a da virtude e garantia de liberdade. Um grande marco foi a Polis que a partir dela que começaram as grandes transformações pois a sua tarefa seria promover o nivelamento entre os

Indivíduos, diluindo as diferenças em prol do bem comum.

A ética, podemos dizer, as normas já determinadas, pelos.

Governantes, deveriam permitir que os indivíduos partilhassem

O poder, impedindo a concentração do governo da Polis nas

mãos, de um segmento da sociedade ou de um indivíduo.

- Idade média: Na idade média o destaque se estabelece na igreja católica exercendo grande poder sobre os pensamento e ideais, com uma visão teocêntrica, aquilo que não era aprovado pela igreja se tornava imoral perante o povo, até os dias aduais podemos observar a grande influência desse pensamento na formação da sociedade ocidental.  

- Moderna: Nessa época, saímos do Teocentrismo (onde Deus era centro de todas as coisas) e passamos a olhar o ser humano, como algo necessário, importante e com possibilidade de ser o conhecedor de todas as coisas. Nesse momento, passamos a estudar numa visão antropocêntrica, ou seja, o ser humano como centro de todas as coisas, um filosofo que retém as ideias dessa época e Kant que foi um dos principais representantes do Iluminismo e da ética moderna. Sua ética se baseia na defesa da autonomia intelectual dos indivíduos.

Para Kant, as regras morais deveriam ser seguidas como deveres. A pessoa que segue alguma norma ética cumpre aquilo que a razão humana determinou como correto

- Contemporânea: ética na idade contemporânea se defronta com uma enorme variedade de tendências morais derivadas do pluralismo cultural existente.

Dentro de uma mesma sociedade, encontramos correntes morais diferentes, que se formam a partir dos juízos de valores recebidos por cada sujeito em seu ciclo de convivência. A ética contemporânea e voltada a debates sócias sobre a miséria, fome e desigualdade social, sempre buscando explicações racionais para os problemas enfrentados pela população.

2. ATIVIDADE AULA 6

Qual a diferença entre Ética e Moral? A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.

3. ATIVIDADE AULA 7

Porque a Dignidade da Pessoa Humana pode ser compreendida como o principal Direito Humano? Porque a dignidade da pessoa pode ser entendido como a garantia das necessidades vitais, garantido todos os demais direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com