TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO LIVRO SAFÁRI DE ESTRATÉGIA

Por:   •  25/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ECONÔMICA

EDUARDO D. ROSSI

MARCELO PEDRO SABEL

SÍNTESE DO LIVRO SAFÁRI DE ESTRATÉGIA

HENRY MINTZBERG; BRUCE AHLSTRAND; JOSEPH LAMPEL

Itajaí

2019

INTRODUÇÃO

            O livro mostra os conceitos e os processos que existem por trás da formulação de estratégia, sob o ponto de vista de dez escolas de estratégia. As análises sobre estas escolas são feitas do ponto de vista do conceito de estratégia proposta por Henry Mintzberg, os 5P’s da estratégia:

  1. Plano: indica uma direção, um guia ou um curso de ação consciente idealizado para o futuro, uma diretriz para lidar com determinada situação, um caminho para ir daqui até ali.
  2. Padrão ou Modelo: mantendo uma consistência de comportamento ao longo do tempo, enfatizando mais o comportamento passado da organização que o olhar para frente. Não basta planejar, é preciso criar padrões de ação resultante de planejamento. As organizações planejam o futuro e procuram modelos no passado.
  3. Posição: como o lugar escolhido para inserir a organização no ambiente, eleger um nicho, um posicionamento. Enfatiza a localização de determinados produtos em determinados mercados, tendo como seu principal representante Michael Porter (1996), que define estratégia como a criação de uma posição única e valiosa envolvendo um conjunto diferente de atividades.
  4. Perspectiva: olha para dentro da organização, dentro da cabeça dos estrategistas, seu conteúdo consiste na sua maneira de ver o mundo (não na posição escolhida). É uma maneira fundamental de uma organização fazer as coisas.
  5. Truque: como um pretexto, um truque, uma manobra específica para enganar um concorrente ou oponente.

            Para mostrar a importância de se estudar vários pensamentos estratégicos, os autores apresentaram uma fábula, comparando a formulação de uma estratégia à percepção de cegos que tateiam um elefante, não conseguindo entender o todo pelo seu tamanho:

Somos cegos e a formulação da estratégia é nosso                     elefante. Como ninguém teve a visão para enxergar o animal inteiro, cada um tocou uma ou outra parte e prosseguiu em total ignorância a respeito do elefante. Somando as partes, certamente não teremos um elefante. Um elefante é mais que isso. Contudo, para compreender o todo, também precisamos compreender partes. (pg. 19).

 

1 DEZ ESCOLAS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Escola do Design (“Olhe antes de saltar”)

             Formulação de estratégia como um processo de concepção. Tem como objetivo posicionar a empresa em seu ambiente, adequando às capacidades internas e as possibilidades externas. Propositora da ferramenta Matriz SWOT (avaliação dos pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa).

Escola do Planejamento (“Devagar e sempre”)

              Formulação de estratégia como um processo formal. Tem como objetivo a elaboração da estratégia a partir de um estudo formal e bem elaborado, sustentado por técnicas, programas e planos. É uma extensão da Escola do Design, acrescida de processos formais a partir de uma análise do setor de planejamento e controle de produção, verificam-se quais os pontos devem melhorar na empresa.

Escola do Posicionamento (“Só os fatos, por favor”)

              Formulação de estratégia como um processo analítico. Tem como objetivo apoiar o processo formulador de estratégia por meio de uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Análise descrevendo as 5 forças de Michael Porter (1980) de negócio, verificando a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes. A análise dos resultados possibilita pensar em uma estratégia competitiva para entrar ou se manter no mercado.

Escola Empreendedora (“Leve-nos ao poder”)

              Formulação de estratégia como um processo visionário. Tem como objetivo a elaboração da estratégia a partir da visão de futuro da organização do empreendedor. Como em empresas de pequeno porte que são administradas pelo próprio dono, mantendo-se dependentes das suas ideias e visões, tendo que tomar decisões sobre a diversificação dos negócios, a especialização dos serviços.

Escola Cognitiva (“É preciso acreditar para ver”)

               Formulação de estratégica como um processo mental. Tem como objetivo a elaboração da estratégia a partir da construção do mundo visto em mapas, modelos, conceitos e esquemas das informações cindas do meio ambiente. Como diante de uma crise econômica, o estrategista de uma empresa tem uma percepção do ambiente para formular uma estratégia de sobrevivência financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com