TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA MACROECONÔMICA

Por:   •  15/10/2022  •  Resenha  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA: TEORIA MACROECONÔMICA II [TURMA A]

PROF. GIACOMO B. NETO

LISTA N. 5 – TEORIAS DA INFLAÇÃO

1) Como podemos definir a inflação de preços?

2) Consulte o Ipeadata e mostre num gráfico o comportamento da inflação brasileira no período 1945-2006, identificando:

a) os períodos de aceleração e deseaceleração da inflação;

b) a taxa média de inflação para os vários períodos presidenciais;

c) identifique os vários planos econômicos adotados no período;

3) Considere a seguinte afirmação - Países com altas taxas de crescimento monetário devem ter altas taxas de inflação no longo prazo. Consulte os sites do Banco Mundial ou FMI e obtenha dados para uma serie de países (cross section) e plote os mesmos num plano (inflação x moeda) e comente o resultado que você obteve.

4) O que são receitas de senhoriagem?

[dica: confira Dornbusch, Fischer e Startz (2003, p.389-392)]

TEORIAS DA INFLAÇÃO

5) Comente a seguinte afirmação dizendo se ela é falsa ou verdadeira e porque - Segundo a Teoria Quantitativa da Moeda, sendo a velocidade de circulação constante, haverá deflação quando a economia crescer mais rapidamente que a oferta de moeda.

6) O que é uma inflação de custos? Quais são suas principais características?

7) O que é uma inflação de demanda?  Quais são suas principais características?

8) Qual a diferença ente uma inflação de custos e uma de demanda?

9) O que é uma inflação inercial? [dica, consulte os vários artigos publicados principalmente na Revista de Economia Política e Pesquisa e Planejamento Econômico entre 1980 – 1990].

A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços. Resumidamente, é quando o índice de inflação é a soma da inflação passada, mais a expectativa da inflação futura. A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços.

10) Quais os principais pontos da teoria monetarista da inflação? Como ela explica a inflação e suas evolução?

Os principais pontos são:

1. a inflação é em essência um fenômeno monetário

2. a teoria keynesiana, a qual os monetaristas a igualam a uma simples Curva de Philips sem ajustamento das expectativas, não pode explicar o problema da inflação e especialmente sua aceleração;

3. a taxa de crescimento e a aceleração da oferta da moeda explicam a taxa de inflação e sua aceleração, respectivamente.

CURVA DE PHILLIPS

11) Comente a seguinte afirmação dizendo se ela é falsa ou verdadeira e por que : No modelo original da curva de Phillips o trade off entre inflação e desemprego é permanente.

Sim, essa afirmação é verdadeira, pois no modelo original se assume essa trade off, só mudando no estágio III, com os economistas Robert Lucas e Thomas Sargent, que se assume que não há um trade off, mesmo no curto prazo.

12) Em que consiste a curva de Phillips original? Qual a contribuição de Phillips?

A curva de Phillips é baseada na existência de uma relação estável e negativa entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego. A contribuição original de A.W Phillips (1958) foi a de concluir, com base em observações empíricas para a Grã-Bretanha, no período de 1861 a 1957, que havia uma correlação negativa entre a taxa de mudança de salários nominais e a na taxa de desemprego, e que esta relação era estável.

13) Qual a contribuição de Solow e Samuelson com relação à curva de Phillips?

Através do artigo de Samuelson-Solow (1960) [Analytical Aspects of Anti-Inflation Policy] o conceito de curva de Phillips foi popularizado, tornando-se o conceito relevante para a formulação de política econômica, no sentido de que mostrava um dilema entre inflação e desemprego, a qual podia ser explorado.

14) Comente a seguinte afirmação dizendo se ela é falsa ou verdadeira e por que : O mecanismo de expectativas adaptativas como incorporado por Friedman-Phelps no final da década de 1960, passou a apresentar um parâmetro (inflação esperada), o qual, dependendo do seu valor, determinaria uma família de curvas de Philips de curto prazo, mostrando o dilema (trade-off) entre taxa de desemprego e a taxa de inflação para vários níveis de inflação esperada. No longo prazo, contudo, a taxa de desemprego mater-se-ia no nível da taxa de desemprego natural.

 [cf. Blanchard (2004, p. 157-158)]

15) Comente a seguinte afirmação dizendo se ela é falsa ou verdadeira e por que : A curva de Phillips na versão Friedman-Phelps possibilitou a explicação da tendência aceleracionista dos preços, atribuindo-o a condução equivocada das políticas de gerenciamento da demanda agregada pelos governos. Segundo este argumento, como as expectativas são formadas com base nos preços passados, os governos teriam o incentivo de acelerar a inflação a fim de manter a taxa de desemprego abaixo da taxa natural de desemprego.

[cf. Blanchard (2004, p. 157-158)]

Verdadeiro, foram eles que descobriram que um dos principais ingredientes da taxa de reajuste de salários nominais é a taxa esperada de inflação, que Phillips implicitamente igualara a zero.

16) Comente a seguinte afirmação dizendo se ela é falsa ou verdadeira e por que : Segundo Friedman, devido às defasagens em seus efeitos, as políticas monetárias podem criar flutuações e desestabilizar a economia.

17) Comente a seguinte passagem de Friedman, você concorda com ela? Sim ou não? Por quê?

Nenhum governo aceita de bom grado a responsabilidade por provocar inflação, mesmo que num grau moderado, e muito menos a taxas hiperinflacionárias. Autoridades do governo sempre acham alguma desculpa - empresários gananciosos, sindicatos vorazes, consumidores perdulários, xeques árabes, mau tempo ou qualquer outra coisa que pareça remotamente plausível. Não há dúvida de que os empresários são gananciosos, os sindicatos são vorazes, os consumidores são perdulários, os xeques árabes têm aumentado o preço do petróleo e o tempo muitas vezes é ruim. Qualquer um deles pode provocar preços altos para itens isolados; não podem provocar preços em alta para bens em geral.  Podem causar altos e baixos temporários na taxa de inflação. Mas não podem provocar uma inflação contínua, por uma razão muito simples: nenhum dos supostos culpados possui uma impressora na qual possa produzir legalmente aqueles pedaços de papel que levamos em nossas carteiras e chamamos de dinheiro; nenhum deles tem poderes legais de autorizar um guarda-livros que faça lançamentos em livros-razão que sejam equivalentes a esses pedaços de papéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com