TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Econômica

Por:   •  23/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

TEORIAS ECONÔMICAS

Andrew Klisman Leão de Oliveira

Brena Aquino Magalhães

Geovanna Kelry Pereira Silva

Geruza Neri Dos Santos

Maycon Phatricy N. Silva

 Vitor Carrijo Bueno

Aparecida de Goiânia

2017

FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

TEORIA ECONOMICAS

Trabalho apresentado para obtenção de nota da formativa em Teorias da economia no 3º período no curso de ciências contábeis Orientador: Prof. Vinicius Bernardes

Aparecida de Goiânia

2017

Sumário

Introdução        4

Apresentação da Empresa        5

Mercado        5

Estrutura de Mercado        5

Curva de possibilidades        7

Cadeia de valores        8

Cinco Forças Competitivas de Porter        9

Conclusão        11

Anexo I

 Referências        13


Objetivo

Identificar o mercado a qual a empresa esta inserida, analisando a curva de possibilidades, a estrutura de mercado utilizado e a concorrência o qual a empresa participa a cadeia de valores da empresa, em seu âmbito primário e secundário, e as cinco forças de competitividade.

Introdução

 

A Empresa a ser analisada será a Goiarte soluções construtivas em concreto Ltda., para mostrar o mercado a qual a mesma faz parte, os métodos utilizados foram à visita técnica e a pesquisa bibliográfica de forma a estruturar nos fundamentos de teorias econômicas a respeito de curva de possibilidade, cadeia de valores, cinco forças competitivas, estratégia genérica que faz parte das vantagens competitivas dentro de uma empresa, segue a apresentação da empresa e detalhes a respeito da historia da mesma e como a mesma se enquadra em cada um dos fundamentos utilizados, mostra ainda alguns clientes e fornecedores, e o porque a empresa se enquadra neste tipo de pesquisa.

Apresenta as principais atividades desenvolvidas pela empresa, a curva de possibilidade foi realizado através da produção geral da empresa.

Recebeu-nos na empresa o Gerente industrial, o senhor Thiago Rocha, que nos autorizou a realizar a visita na empresa e a pegar as informações básicas para realização da pesquisa.

No Recurso Humano com a Psicóloga Juliana Andreia dos Santos que é responsável, foi adquirido o organograma que está em anexo, para a analise da cadeia de valores.

O Ewerton Pereira dos Santos da  logística, passou as informações sobre a compra de matérias e sobre a venda dos mesmo, ainda falou que a empresa trabalha com a logística tipo Sif: pedido entregue pela empresa e Fob: quando o pedido é retirado pelo cliente, para definição da estrutura de mercado utilizado pela mesma.

A Helen Oliveira Tenória do Planeamento e Inovação informações sobre as concorrentes da empresa e sobre a diferenciação dos produtos.

No Controle de Produção a Késia Hermelinda Pereira Campos, forneceu os dados para realização da curva de possibilidades. O que proporcionou a realização deste.

Apresentação da Empresa

A Goiarte soluções construtivas em concreto Ltda é uma sociedade empresaria limitada de Aparecida de Goiânia - GO fundada em 23/08/1966. Sua atividade principal é fabricação de artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes.

A Goiarte soluções inovadoras em pré-fabricados tem mais de 50 anos de mercado. A indústria está instalada em uma área de 113 mil m² e contam com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos para uma produção anual de mais de 60 mil m³ de concreto; são números que os enchem de orgulho, tendo como valores o respeito ao cliente, cuidado com o meio ambiente, e trabalhos sociais.

Alguns dos clientes são a Votorantim, a Prefeitura de Goiânia, Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, dentre outros.

A diferenciação nossos produtos faz com que tenhamos clientes de peso, os nossos produtos tem controle rígido de qualidade para obter produtos seguros, de design inovador, e as equipes são experientes.

 Mercado

O mercado a qual se enquadra a Goiarte é o de produção de artefatos e estruturas para a construção civil, com a crise econômica ocorreu uma decaída no mercado fazendo com que ocorra uma redução nos pedidos de materiais.

Estrutura de Mercado

A estrutura de mercado é a forma de entender como o mercado esta organizado. São três as variáveis estudadas, a quantidade de empresas produtoras no mercado, diferenciação do produto, a existência de barreiras á entrada de novas empresas.

Segundo Vasconcellos, (2006), Fundamentalmente, as diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais. Numero de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreiras á entrada de novas empresas.

Concorrência perfeita: é quando não existem barreira de entrada de empresas no mercado e consumidores, e existe um infinito numero de empresas no mesmo ramo ex: (salão de beleza), produtos homogêneo.

Monopólio: é a existência de única empresa no mercado, com um produto que não tem substituto, com barreira para entrada de novas empresas no ramo.

Concorrência monopolista: essa também conhecida como concorrência imperfeita, tem produtos diferenciados, não tem barreira para novas empresas no mercado, tem inúmeras empresas do mesmo ramo.

Oligopólio: a um pequeno numero de empresas que dominam este mercado, os produtos podem ser diferenciados ou não, e tem barreiras á entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes:

a) Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produtos homogêneo, e não existem barreiras á entrada de firmas e consumidores;

b) Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras á entrada de novas firmas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (290.6 Kb)   docx (429 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com