TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Produção

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a economia

Professor: Stephan Sawistzki

Aluno (a): Morgana Kuhn Gerhardt

Teoria da Produção

A teoria da produção e a teoria dos custos de produção são temas que foram tratados pela teoria econômica e fazem parte da teoria da oferta da firma individual. Os princípios de ambas são fundamentais para poder analisar preços e emprego dos fatores. A teoria da produção preocupa-se com a tecnologia entre a quantidade física dos produtos e dos fatores de produção, se trata apenas das relações físicas. Já a teoria dos custos de produção envolve preços de insumos.

A produção está ligada as transformações dos fatores que foram adquiridos pela empresa em produtos que serão vendidos no mercado. Essa produção também está ligada a serviços como atividades financeiras, transportes, comércio entre outras.

No processo da produção, os insumos e os fatores de produção são combinados e constituem os chamados processos ou métodos de produção, que podem estar ligados a mão-de-obra (em relação a outros tipos de insumos), ao capital ou intensivos em terra. Se a partir das combinações dos fatores, fossem possíveis apenas produzir um determinado produto, seria um processo de produção simples, e se fossem feitos mais de um produto, teríamos um processo de produção múltiplo. A escolha desses métodos dependerá da eficiência, assim podendo aplicar o ponto de vista tecnológico ou o ponto de vista econômico.

Um método eficiente tecnológico é comparado com outros, usando a menor quantidade dos insumos para se produzir uma quantidade que equivale o produto. Para a eficiência econômica a ligação é associada ao método de produção mais barato, ou seja onde os custos são os menores em relação a outros métodos.  

A função de produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto, a partir da quantidade física que foi utilizada dos fatores de produção em um determinado período de tempo.

  • Fatores fixos e fatores variáveis de produção:

Fatores Variáveis: quando a produção se altera, as quantidades utilizadas variam.

Fatores Fixos: quando a quantidade do produto varia as quantidades não mudam.

  • Fatores fixos e variáveis de produção à curto e longo prazos:

Na função de produção, alguns fatores são considerados fixos e outros variáveis, essa teoria denomina-se a uma situação de curto prazo, que está relacionado ao período de tempo onde pelo menos um fatos de produção se mantem fixo.

Quando falamos de longo prazo todos os fatores da função de produção são considerados variáveis.

  • Análise de curto prazo:

A função de produção simplificada é com apenas dois fatores um fixo e outro variável.

q = f (N,K) onde:

q = quantidade

n = mão-de-obra (fator variável)

k = capital (fator fixo)

  • Analise de longo prazo:

É a hipótese de que todos os fatores são variáveis caracteriza a análise ao longo prazo.  

Lei dos rendimentos decrescentes

Esse é um dos conceitos mais conhecidos entre os economistas, dentro da teoria da produção, fenômeno de curto prazo com pelo menos um insumo fixo.

  • Desemprego disfarçado

É um exemplo clássico na literatura econômica, que pode ser visto em agricultura de subsistência, em países subdesenvolvidos. São agriculturas que não estão voltadas ao mercado, como por exemplo as roças, várias famílias, e assim a retirada dessa população a mão-de-obra é nula. A transferência para a área urbana desse tipo de mão-de-obra, embora as atividades são de pouca qualidades, por ser um dos principais requisitos para um pais inicializar um processo de industrialização e de crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com