TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação dos faturamentos das empresas juniores do estado de Minas Gerai

Por:   •  27/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho têm como objetivo estimar um modelo que explique a variação dos faturamentos das empresas juniores do estado de Minas Gerais. Os dados coletados são referentes aos períodos do ano de 1985 à 2015. Serão analisados 8 setores de atuação correspondentes a 66 empresas diferentes.

Nesse sentido, utilizaremos como variáveis explicativas do modelo o número de clientes que fizeram contato com a empresa, a quantidade de membros, e um índice de alinhamento.

-Número de clientes: Consideramos aqui o número de clientes que chegaram na empresa júnior para realizar uma proposta, não necessariamente o número de clientes que fecharam projetos ou que compraram algum serviço;

-Quantidade de membros: A quantidade de empresários juniores que participaram da Empresa Junior, contando apenas aqueles que foram efetivados;

-Índice de alinhamento: O índice é coletado anualmente, os membros que participam das empresas juniores respondem uma pesquisa. O objetivo dela é validar se os empresários juniores estão alinhados com a estratégia nacional de crescimento do Movimento Empresa Júnior.

As variáveis explicativas (ou dependentes), serão analisadas por regressão múltipla com a finalidade de avaliar o quanto a variável dependente (faturamento das empresas) serão afetas pelas variáveis explicativas.

Variáveis utilizadas no modelo de Regressão

  • Faturamento das Empresas Juniores

[pic 1]

O faturamento será a variável dependente, portanto ela nos fornecerá o efeito empírico dos resultados da manipulação das variáveis independentes. Nesse sentido, tal variável poderá ser afetada positiva ou negativamente pelas variáveis independentes dependendo de como o efeito se reflete. A princípio, o que se observa é uma tendência de crescimento não-linear do faturamento das empresas no longo prazo, o objetivo do estudo é justamente concluir qual fator é significativo para afetar a variação do faturamento.

  • Número de clientes por Empresa

[pic 2]

O número de clientes é uma variável que afeta diretamente a dimensão do faturamento das empresas. Nota-se que esta variável não apresenta necessariamente uma relação positiva com a variável dependente em questão, o aumento do número de clientes acarretará em uma propensão do aumento do valor do faturamento. Observa-se que tal medida está relacionada a uma propensão, pois há a possibilidade de diferenciação, no sentido em que poucos clientes de uma determinada empresa poderá assegurar um grande faturamento da mesma. Como análise, percebe-se que determinadas empresas podem estar associadas a prestação de um serviço com um valor agregado mais alto que as outras, fator que dará a relação de não-linearidade entre os fatores.

  • Número de membros das Empresas

[pic 3]

O número de membros das empresas representa mais uma das variáveis explicativas, sendo que esta detém uma relação de não-linearidade com a variável dependente (faturamento das empresas), posto que, uma empresa que possui maior número de membros não resulta em um necessário faturamento mais elevado. Nesse sentido, interpretamos que tal fato decorre da diferenciação entre as empresas, e fatores como economia de escala, especialização e maior detenção de recursos poderá acarretar em uma prestação de serviços que eleva a relação número de membro/faturamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com