TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atividade prática supervisionada (ATPS). Planejamento, Programação e Controle da Produção - PPCP

Seminário: A atividade prática supervisionada (ATPS). Planejamento, Programação e Controle da Produção - PPCP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Seminário  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecânica

Planejamento, Programação e Controle da Produção - PPCP

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Alessa Berretini

Faculdade Anhanguera de Bauru.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

 Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

 Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

DESAFIO

O desafio deste trabalho é colocar o aluno em contato com as práticas relacionadas aos temas estudados, de forma que o mesmo possa desenvolver um estudo de caso na empresa escolhida pelo grupo. Como resultado, o grupo irá elaborar uma apresentação em forma de seminário contendo todos os assuntos estudados nesta ATPS, tal como os levantamentos realizados na empresa pesquisada. O grupo deverá fazer a apresentação conforme cronograma elaborado pelo professor da disciplina. O foco dessa apresentação será o estudo de caso da empresa de cada equipe.

A função Produção, ou somente produção, trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e prestam serviços. A criação de bens e serviços é a principal razão da existência de qualquer empresa. Qualquer organização possui uma função produção, porque produz algum tipo de bem ou serviço, seja ela grande ou pequena, de manufatura ou serviço, pública ou particular, que visa lucro ou não (SLACK et al., 2009).

Atualmente, a maioria das empresas produz bens ou serviços e para isso utiliza conceitos da administração da produção e serviços; portanto, este trabalho é de suma importância para que os alunos coloquem em prática os conceitos estudados no conteúdo.

Objetivo do Desafio

Elaborar uma apresentação baseada no estudo de caso realizado na empresa escolhida pelo grupo. Essa apresentação será feita em forma de Seminário.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de cinco a sete participantes (ou a critério do professor), e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT , com o seguinte padrão:

• em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

• com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

• nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina;

• cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas )

Aula-tema: Administração da Produção e Operações.

Esta atividade é importante para que você identifique as principais funções da administração da produção, bem como a evolução histórica e conceitos relacionados. Esta etapa tem o propósito de colocar o aluno em contato com os principais conceitos do assunto, de forma a aplicá-los na prática.

Espera-se, ainda, que o confronto da teoria com a prática leve os alunos a assimilarem os conceitos iniciais da administração da produção e a identificarem a ligação da disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com