TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A causa da crise de 2008

Artigo: A causa da crise de 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

A causa da crise de 2008 veio pelo desequilíbrio da maior economia do mundo, os Estados Unidos. E sabemos que os ataques terroristas tem muito haver com esse acontecido, pois através dos ataques acontecidos se envolveram duas guerras com os seguintes países Iraque e Afeganistão, e começou a gastar mais do que deveria. Para dificultar ainda mais a situação no decorrer que o país estava investindo na guerra, a economia interna já não vivia bem, uma das razões é que estavam importando mais do que exportando.

E ao invés de tentar conter os gastos com a guerra, receberam ajuda de dois países do exterior Inglaterra e China. E com a ajuda eminente do exterior os bancos começaram a oferece mais crédito a diversos clientes, muitos clientes sem procedência, ou seja tendo alto risco de não receberem o dinheiro. E os clientes começaram a gastar, principalmente com a compra de imóveis, pois com juros baixos os imóveis só valorizavam que se tornava um negocio rentável. Mas com a expansão do crédito financiou a bolha imobiliária, pois a demanda era muito grande e elevou o preço dos imóveis.

Mas como o mundo econômico se modifica a cada dia, houve uma alta nos juros, diminuindo o interesse dos clientes na compra de imóveis, resultando em um nível de inadimplência, pois as pessoas não viam mais sentido de se manter pagando hipotecas caríssimas, pois as propriedades a cada dia perdiam o seu valor, ou seja, desvalorizavam a cada dia.

E com isso foi faltando dinheiro nos bancos, em primeira instancia o governo ajudou a estancar um pouco esse problema. Mas como tudo vieram criticas ao governo, pois diziam que o governo não poderia ajudar os bancários, e o governo resolveu deixar de injetar dinheiro nos bancos. E com isso veio a falência o banco Lehman, que era o quarto maior banco de Crédito dos Estados Unidos, e com isso vieram o travamento de crédito e o pânico eminente. Sem crédito internacional, também diminui o crédito no Brasil, caem as exportações e o preço das nossas mercadorias aumenta o risco e a taxa de juros.

Assim que estourou a crise diversos investidores de todo mundo passaram a tirar as aplicações de ações de empresas, de bancos e de títulos do governo, incluindo os do Brasil. Isso porque os investidores não estavam entendendo e nem o que levaria essa crise, foi uma forma de desespero e de tentar diminuir seus prejuízos.

E devido o sistema financeiro ser interligado em todo o do mundo, o Brasil sofreu, pois não tinha dinheiro suficiente para concessão de novos creditos, quem sofreu muito com isso foram nos consumidores e as empresas. As empresas foram as que mais sofreram com a crise, pois tinham dificuldades de obter financiamento para investimento exportações. Já os consumidores na aquisição de empréstimos para compra de bens, como imóveis e carros e etc.

Houve também juntamente a crise o aumento do dólar sobre o real, prejudicando muito as empresas que possuíam dividas em dólar e que não estavam protegidas da oscilação exorbitante da moeda. Os consumidos sofreram com essa alta, pois quem queria viajar ao exterior encareceu muito, e quem gostaria de adquirir produtos importados.

Mediante a crise o governo tomou diversas medidas, pois diante a escassez de credito no país, o governo baixou as alíquotas do deposito compulsório, diminuíram o IPI, criaram o programa de IRRF. As medidas tomadas pelo país fez com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com