TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA CRISE ECONÔMICA DE 2008

Artigo: CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA CRISE ECONÔMICA DE 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  6.677 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este documento tem como objetivo abordar as causas que geraram a crise econômica mundial de 2008, e as consequências que essa crise causou.

Os economistas e formuladores levantaram duas questões fundamentais devido a intensidade dessa crise financeira de 2008, a primeira refere-se a origem da crise e a segunda a consequência que a crise causou. Observa-se a seguir a origem que deu inicio a crise econômica.

Devido ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, atentado esse que levou a baixo as torres gêmeas do World Trade Center, levou os Estados Unidos da América a duas guerras ofensivas contra o Afeganistão e Iraque. O investimento nessas batalhas fez com que o governo americano gastasse mais do que poderia, mas esse não foi o grande motivo da crise econômica, pois, o país já estava com a economia interna ruim.

Os Estados Unidos já estavam em um período de importação maior do que exportação, o governo não estava preocupado em conter gastos e optaram em receber ajuda de países estrangeiros tais como China e Inglaterra. O investimento feito por esses países fez com que o governo autorizasse os bancos a liberarem mais créditos inclusive a clientes que eram considerados de risco, e como as taxas de juros tinham caído, os habitantes começaram a comprar muitos imóveis.

Após um certo período de tempo, as taxas de juros começaram a subir em cima do preço dos imóveis e os moradores vendo que o preço da hipoteca estavam subindo cada vez mais e as propriedades estavam perdendo seu valor, a procura pelos imóveis começou a diminuir bastante, pois ninguém queria investir em propriedades que estavam perdendo seu valor com hipotecas cada vez maiores.

Especialistas no assunto dizem que a crise de 2008 foi bem mais intensa do que a ultima grande crise que ocorreu em 1929, que deu inicio devido a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque no inicio da década de 20, vários bancos quebraram, o desemprego foi grande e o comercio entre America do Norte e Europa ficou muito fraco.

Devido os motivos que geraram o inicio da dessa nova crise, ocorreram algumas consequências que a crise causou não só a grande potencia mundial os Estados Unidos, como também muitos países do mundo.

A crise atual no país começou a gerar consequência, um exemplo foi por causa do esbanjo do crédito liberado pelos bancos, começou a faltar dinheiro para os mesmos. Surgiram varias criticas aos banqueiros e após esses ocorridos, a casa branca decidiu não interferir mais nesse assunto. O banco LEHMAN BROTHERS foi o que mais sentiu esse afastamento da casa branca, e mesmo sendo o quarto maior banco de crédito dos Estados Unidos, acabou quebrando.

Com o fechamento de um dos maiores bancos de credito dos Estados Unidos, o pânico na população era iminente, e a partir desse ponto, a falta de credito internacional acaba afetando outros países inclusive o Brasil. Já que a maior potencia do mundial estava passando por essa crise econômica, a exportação entre os países começou a cair e as taxas de juros das mercadorias começaram a subir.

Hoje, observa-se que estamos começando a sair dessa crise, mas ainda sentimos muito o que a falta de planejamento de uma grande potencia mundial pode causar não só a sua economia mas a economia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com