TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise E O Reforço Da Sustentabilidade Orçamentária Na Europa Comunitária - Causas E Impactos Dessa Crise Na Perspectiva Da Administração Pública.

Pesquisas Acadêmicas: A Crise E O Reforço Da Sustentabilidade Orçamentária Na Europa Comunitária - Causas E Impactos Dessa Crise Na Perspectiva Da Administração Pública.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 4

REFLEXÃO CRITICA

A crise e o Reforço da Sustentabilidade Orçamentária na Europa Comunitária - causas e impactos dessa crise na perspectiva da Administração Pública.

A idéia de integração européia surge num contexto pós-guerra de destruição e submissão, no sentido de fazer emergir um conceito de organização capaz de ultrapassar antagonismos nacionais e de proporcionar também as condições para a recuperação econômica do continente. A criação da Comunidade Econômica Européia e todo o seu desenvolvimento a partir de 1958 promoveram as primeiras políticas comuns e introduziram o conceito de supra nacionalidade. A conjuntura econômica da década de 70 apresentou-se complexa e difícil, dada a uma caracterização global de lento crescimento das economias, identificação de várias recessões e o colapso do sistema monetário internacional. Ainda no decurso da década de 70, a CEE empreendeu um processo de adaptação estrutural e funcional que se divide numa componente de alargamento (integrando mais Estados-Membros) e de aprofundamento (aumentando o alcance das suas competências). Em 1999, a Europa assistia à introdução histórica de uma moeda única e nascia o euro. Em 2002, entrava em circulação o conjunto das suas moedas e notas. Além disso, com a União Européia nasce igualmente um projeto europeu que se pretendia mais próximo dos cidadãos europeus, procurando responder de uma forma mais imediata às suas preocupações e expectativas, além da criação de novas políticas com forte impacto social. Os fundamentos e principais objetivos definidos pela Estratégia de Lisboa, foram alinhados num contexto de tomada de consciência relativamente aos constrangimentos e à forma de implementação de uma Estratégia Européia para a década 2000 – 2010. Importa notar, que no decurso deste período se tornou perceptível que os objetivos não estavam a ser integralmente alcançados em muito, decorrente da evolução da crise econômico – financeira, que se instalou e, da mudança de paradigma econômico, relativamente à evolução dos objetivos propostos, que constam dos eixos fundamentais, identificados na Estratégia de Lisboa. Ainda neste Conselho foi dado particular relevo à dimensão externa da Estratégia de Lisboa, assumindo-se que o desenvolvimento da Europa e a sua competitividade num mundo globalizado pressupõe um posicionamento global não apenas no domínio econômico, mas também no domínio social e de sustentabilidade ambiental.

A Crise Mundial veio exigir medidas de curto prazo de estabilização financeira, relançamento da economia e proteção do emprego. Nomeadamente com medidas de apoio às Empresas e às Famílias, respostas equacionadas no contexto da Estratégia de Lisboa, tendo em vista a necessidade de que estas medidas se enquadrassem em respostas estruturais, garantias da sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social da Europa. Em curto prazo, não se prevê a resolução das questões associadas ao desemprego, que atualmente atinge valores superiores aos verificados nas crises anteriores, sendo necessário reforçar os mecanismos sociais.

A utilização de fundos como medida de recuperação econômica tal como a aposta na economia real, e na reconversão da capacidade da força de trabalho (nos últimos anos triplicou a procura por mestrados e doutoramentos) capital intelectual x máquina.

A estratégia de internacionalização do BES está focada na expansão para Países cultural e economicamente afins com Portugal. Como é o caso do Brasil, de Espanha e de Angola, onde temos uma presença física, e na concretização de parcerias com players locais como é o caso de Marrocos, da Líbia e da Argélia, entre outros. O nosso grande enfoque tem sido o de facilitar o acesso a mercados considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com