TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ciência da economia

Projeto de pesquisa: A ciência da economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.803 Palavras (40 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 40

1. A CIÊNCIA DA ECONOMIA

É um ambiente de interação entre indivíduos. Um ambiente em que os indivíduos interagem com o objetivo de melhorar seu padrão de vida, aumentar seu bem-estar, através da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, levando em consideração o fato de que estes são escassos.

1.1 Conceitos de Economia

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa"."[1]

Uma definição que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."[2] Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.

Economia é a ciência que se preocupa em alocar recursos escassos, orientando a escolha do que, como e para quem produzir com teorias e informação.

Se os recursos fossem ilimitados, não haveria necessidade de uma ciência da economia: todas as necessidades seriam satisfeitas por bens gratuitos.

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

 Escolha;

 Escassez;

 Necessidades;

 Recursos;

 Produção;

 Distribuição

A economia é fortemente influenciada , tanto em sua construção como ramos do conhecimento, como na realidade, por diferente concepções politico-ideológicas. Cada corrente de pensamento econômico enxerga a realidade sob ângulos diferenciados, a partir dos quais elabora suas concepções, estabelece seus conceitos e formata seus modelos

A atividade econômica se define a partir da interação de complexas variáveis. Dadas as limitações do espaço geográfico e dos meios naturais, ela é influenciável por fatores antropológicos culturais, pelo ordenamento político, pelo progresso tecnológico, e pelo imprevisível comportamento dos diferentes grupos sociais de que se constitui as nações. Procurar compreender, em toda a sua extensão, esses eixos de sustentação é a tarefa mais importante dos que se dedicam à economia.

(Denise Fouzat – Économie contemporaine)

A abordagem Neoclássica

A economia é um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida;

 Focaliza principalmente, a condução do homem no trato com questões que interferem em sua riqueza e bem-estar.

 O fim último de que cuida a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e a concorrência podem conduzir ao bem estar social.

A perspectiva Socialista

As necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade.

 Para satisfazer a um padrão de necessidade, o homem se dedica a um ato social: a produção;

 A realização desse processo se completa com a distribuição do produto social;

 O estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição resume o campo de que se ocupa a economia.

A sistematização de Robbins

A sociedade tem objetivos múltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta econômica consiste em escolher fins possíveis e meios escassos para alcansá-los.

A economia é um ramo que estuda as formas de comportamento humano que resultam da relação entre necessidades ilimitadas e recursos escassos.

Meios escassos, fins alternativos, escolha e alocação são os elementos a partir dos quais se define o campo de que se ocupa a economia.

“Economia é o estudo da humanidade nos assuntos correntes da vida”

Alfred Marshall (1890)

“Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vários bens e a distribuí-los para consumo, agora e no futuro, entre as várias pessoas e grupos na sociedade”

Paul Samuelson (1948)

Para complementar pode-se lembrar das palavras do Prof. Antonio Delfim Netto: "Economia é a arte de pensar". Apesar de especificado seu objeto, a Economia relaciona-se com as demais áreas do conhecimento humano.

1.2 Problemas Econômicos Fundamentais

A escassez gera problemas econômicos semelhantes em toda parte. A forma de enfrentá-la, porém, varia dependendo da organização da atividade econômica adotada.

Qualquer que seja a organização da produção, três problemas fundamentais precisam ser resolvidos:

Abordagem objetiva

As três questões de Samuelson

– O quê?

– Como?

– Para quem?

- o que, quanto e quando produzir;

- como produzir, ou seja, com que recursos e com qual tecnologia;

- para quem produzir, ou seja, como devem ser repartidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com