TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia Gaúcha

Pesquisas Acadêmicas: A economia Gaúcha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A economia Gaúcha é equilibrada com grande tradição na exportação e na alta produtividade da mão de obra no Estado.

A soja (grão, óleo, farelo), o trigo, o milho e o arroz são os produtos que mais destacam. O estado produz também o Tabaco, Erva-Mate, Mandioca, Amendoim, Uva, entre outros.

A estrutura dos Supermercados Gaúchos aposta mais em aluguéis de galerias, farmácias, chaveiros e empresas de outros segmentos.

Para um bom faturamento os supermercados Gaúchos acreditam que a diversificação das atividades é outra aposta que fazem toda a diferença. Como por exemplo, ele dispõe de restaurantes ou lanchonetes nas lojas, oferecem serviços de recarga celular, entre outros.

Os níveis de qualidade de vida do Rio Grande do Sultem sido a melhor do país, considerando assim parecidos com os níveis de qualidade de vida dos países desenvolvidos.

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Crescimento dos supermercados gaúchos em 2013, em um grande levantamento realizado entre janeiro e fevereiro de 2013 contribuiu com inúmeros fatores decisivos para que o setor supermercadista do rio grande do sul tivesse apresentando um crescimento real, levando se em conta uma porcentagem de 7,39% de seu levantamento.

A representatividade do Rio Grande do Sul no total do setor supermercadista brasileiro também cresceu de 77% em 2012 para 80% no ano passado.

Foi registrado também um faturamento de 272,2 bilhões em 2013,

Um crescimento real de 5,8%. O cálculo de Índice de Concentração de mercado forneceu indicaçãoque o nível de concentração no setor de supermercados do Rio Grandedo Sul está aumentando.

A tese dos autores reforça o comportamento das mudanças estruturaisocorridas no segmento varejista no Rio Grande do Sul, principalmentepela entrada de redes estrangeiras no mercado gaúcho, primeiramentecom o Carrefour, depois, com o grupo Sonae, que investiu pesado nosetor tanto pela abertura de novas lojas como pelas fusões e aquisiçõesde concorrentes a situação é acentuada em PortoAlegre e Região Metropolitana, onde o foco de atuação das redes Sonae,Zaffari e Carrefour é mais direcionado e intenso. O processo de concentração caracteriza-se por uma polarização, emdireção aos grandes centros, em que há o domínio de poucas empresas e,por outro lado, háregiões nas quais o mercado se encontra pulverizado.

E considerada umas das cidades mais hospitaleiras do Rio Grande do Sul, a nova Petrópolis, cidade esta, de colonização Alemã, mantém até hoje suas raízes, através de festas folclóricas, gastronomia e arquitetura. O forte mesmo do comércio local são as malharias. O turista vem de outros lugares para comprarem as suas roupas e se preparar para o rigoroso inverno do Sul do país. Existem cerca de 130 fábricas que produzem uma grande variedade de modelos e cores de malhas com preços excelentes.

O Plano Real foi o responsável pela recuperação da credibilidade da moeda nacional. A economia brasileira enfrentava uma série crise e o processo de hiperinflação parecia inevitável.

O jornal que mais veiculou informações sobre a moeda nacional foi o jornal do comércio do Rio Grande do Sul- jornal de economia e negócios da região gaúcha que divulgou matérias sobre financiamento de imóveis, expectativas do governo da presidente Dilma e algumas noticias positivas sobre o crescimento do setor.

1 - MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A palavra micro economia vem de uma palavra grega micros, que significa pequeno. Trata-se de produtores, administradores, consumidores individuais, família etc.

Ela cuida dos princípios onde o consumidor atinge o seu ponto de máxima satisfação.

A microeconomia busca de como explicar, quando e porque estas unidades individuais tomam decisões econômicas – compra, venda/produção / contratação de operários, lançamentos de novos produtos, etc.

A economia do Rio Grande doSul é equilibrada com grande tradição na exportação, e na alta produtividade da mão de obra no Estado.

E os produtos que mais se destacam no estado são: A Soja (grão, óleo, farelo), o Trigo, o Milho e o arroz.

O estado produz também o Tabaco, Erva-Mate, Mandioca, Amendoim, Uva, entre outros.

A MACROECONOMIA

Quer dizer grande em grego trata-se de assuntos mais amplos como, por exemplo: a soma do total de Bens e Serviços produzidos pela Economia de um país, que conhecemos como o PIB (Produto Interno Bruto)

A macroeconomia é o ramo da ciência que estuda os agregados econômicos como produto, renda, e consumo, seus comportamentos e suas relações que guardam entre si. Seu proposito e obter uma visão simplificada, mas que ao mesmo tempo permita conhecer o nível da atividade econômica de determinado pais ou de um conjunto de países e atuar sobre ele. (Teoria econômica, p, 160).

INFLAÇÃO

Inflação, de acordo com sandroni (1999 ), é o aumento persistente generalizado dos preços, resultando em uma perda de compra da moeda. O autor observa que a inflação possui autonomia para se alto- alimentar por meio de reações em cadeia (a elevação de um preço “puxa” a elevação de outros). Em outras palavras se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação, o índice geral de preços (IGP) e o Índice de preços ao consumidor (IPC), são os índices mais antigos e abrangentes. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preços no varejo. Ainflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos do mandado da presidente Dilma Rousseff, segundo estimativas divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo bando central, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano. De acordo com autoridades monetárias o índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA), que baliza o sistema de meta de inflação do governo federal, deverá somar 5,8% em 2013 e 5,7 em 2014.

TAXA DE JUROS

O papel da taxa de juros de acordo com Troster e Mochón (2002), pode se definir juros como o preço de um empréstimo. Por exemplo: João decide aplicar parte de seu salário em um banco, ao invés de consumir bens e serviços com esse dinheiro. Dessa forma João está emprestando dinheiro ao banco e, consequentemente deixando de consumir no presente. Ao abrir mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com