TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia brasileira moderna

Abstract: A economia brasileira moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Abstract  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE ECONOMIA

Economia Brasileira Contemporânea

EXPLIQUE AS RAZÕES DA DESACELERAÇÃO ECONÔMICA OCORRIDA NA ECONOMIA BRASILEIRA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960.

Conforme pesquisas realizadas cheguei as seguintes conclusões para justificar a desaceleração da Economia Brasileira no início da década 1960:

1) Jânio Quadros é eleito presidente e assume todos os problemas da gestão de JK (ex. déficit fiscal, divergências na balança de pagamentos), com a intenção de combater essa herança, o atual presidente implanta um pacote de ações econômicas, incluindo a desvalorização cambial, a unificação da taxa de câmbio, a redução do gasto público e uma política monetária restritiva, apesar do apoio internacional na implantação deste pacote de ações, o atual presidente não teve êxito nestas ações, em virtude da pressão de outros partidos políticos, sendo assim, após poucos meses o presidente renúncia, em seu lugar o vice João Goulart, mesmo não sendo bem aceito pelos setores mais conservadores.

2) Na gestão de Goulart, teve como destaque a implantação de comissão no governo para limitar os poderes do presidente, a doção de um regime parlamentarista, pressão social e propostas de “Reforma de Bases”, principalmente agrária, urbana e bancária e o apelo pelos trabalhadores, dando início a várias manifestações como o comício da central.

3) O impacto das descrições política começou a refletir na economia aproximadamente em 1962, onde após o lançamento de uma nova estratégia de combate à inflação, optando por uma política de estabilização recessiva, baseada na contratação monetária, conclusão os resultados não foram positivos, a inflação teve um crescimento de 0,6%, frente a uma taxa de 6,6% no ano anterior.

4) Com todos esses fatores o investimento no país teve seu nível reduzido, um problema na demanda da baixa renda per capita, forte concentração de renda e a falta de demanda que gerava uma capacidade ociosa na indústria.

5) Por fim veio o golpe militar, que estabeleceu no Brasil uma ditadura militar, o governo foi endurecendo e tomando práticas legalizadas de censura, combatendo ameaças comunistas, manifestantes contra o governo.

Fontes de Pesquisa:

a) Apostila Economia Brasileira Contemporânea - UNICAMP

b) UVB – Analise da Conjuntura Econômica Nacional

c) www.historiabraliseira.com

d) UEA – Economia Brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com