TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A econômica política

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  10.262 Palavras (42 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 42

PARADIGMAS: conjunto de teorias que explicam o funcionamento do mundo de certa forma, com função de juntar fenômenos estudados pelos cientistas. Estas são constituídas a partir de uma analise com mesmos contextos axiomáticos, utilizando a mesma metodologia e instrumental analítico.

Paradigma é caracterizado por:

  • Conjunto de axiomas (constituído de teorias que foram formuladas dentro do paradigma e são consideradas verdades absolutas)
  • Metodologia cientifica (como é observado o fenômeno)
  • Instrumental analítico (lente usada para analisar o fenômeno)

3 paradigmas: Neoclássicos, Marxista e Keynesiano

Ciência normal: o mundo é algo determinado e é o papel do cientista coordena-lo. Há uma lógica formal que o explica. O cientista tem o papel de encaixar as peças dentro do contexto, buscando formas verdadeiras de entender como o mundo funciona.

Transformação cientifica – criação de um novo paradigma

Renovação paradigmática:

  • Interna: uma peça do quebra-cabeça leva para outra questão fora do axioma, metodologia e instrumental analítico. Revolução científica não se encaixa.
  • Externa: acontece um fenômeno que não se encaixa no paradigma.

Este movimento dinâmico cria e destrói paradigmas, esta revolução paradigmática é lenta.

MERCANTILISTAS:

O debate começa com os mercantilistas, onde o Capitalismo nasce de um processo de mundialização, A indústria somente transforma mercadorias. Para os mercantilistas, o comércio é criador de riqueza. O diferencial de preços cria riqueza e este processo só se da por meio do monopólio. Se não existir monopólio, não há riqueza. A produção não cria riqueza, apenas transforma as mercadorias.

FISIOCRATAS: Riqueza é quantidade física (excedente) – só a agricultura produz excedente e a indústria o transforma.

SMITH E RICARDO: Estes não são paradigmas! Eles colocam sobre a mesa a questão de riqueza e valor.

SMITH

Riqueza: Ex. algo que o couro ganha ao se transformar em sapato. Algo que a natureza ganha ao se transformar em objetos úteis – ganha VALOR. Riqueza é criada através do processo de transformação, dado pelo trabalho.  Riqueza individual adquirida pelo homem e trabalho, se transforma em riqueza social com o capitalismo, feito através da troca, que é feita com mercadorias de igual valor. Essa relação distribui riqueza.  

Indivíduos livres produzem para satisfazer seu lado individual egoísta que tem a necessidade de se relacionar no mercado livre, onde transformam riqueza individual em riqueza social através da troca.

Divisão do Trabalho: indivíduos se unem em cooperativa para tornar o trabalho mais produtivo. A divisão do trabalho aumenta a abundancia, ou seja, há mais mercadorias para troca, e a sociedade enriquece.

Ser rico: poder de comando sobre o trabalho alheio – comando sobre valor criado pelo trabalho.

Sociedade é regida como se houvesse a mão invisível.

Determinação do valor: Quantidade de trabalho contida na mercadoria – este é o preço real da mesma, Transformação do trabalho em mercadoria.

Preço real: quantidade de trabalho contido na mercadoria x Preço natural: preço de mark-up.

Marx: Smith não discerne completamente a diferença entre trabalho e trabalho pago.

Smith procura explicar o lucro/excedente da sociedade como um todo. Lucro é deduzido do produto global do trabalho. Trabalho produz maior valor do que ele recebe.  O dinheiro não determina o valor.

Não há definição de preço/valor por oferta e demanda – pois o processo econômico produz abundancia.

A sociedade é capaz de produzir o que indivíduos desejam. O limite da divisão do trabalho é tamanho do mercado. Se a oferta é capaz de satisfazer a demanda o preço é determinado pela quantidade de trabalho contido.  Para Smith, Ricardo e Malthus para determinar preço pela oferta/demanda, é necessário pensar em escassez pelo desejo. Não faz sentido pensar em escassez.

NÃO há determinação do valor como valor de uso!!! Para Smith, não faz sentido, pois valor de uso é um elemento subjetivo. O que é útil para um, não é para o outro.

Para determinar valor pela utilidade: supor que todos têm o mesmo desejo e comportamento do ser humano é homogêneo e Smith não supõe isso, ele afirma que as pessoas são livres, produzem e satisfazem suas necessidades por meio do trabalho e troca.  

RICARDO: Critica o valor determinado por Smith como quantidade de trabalho e que preço não é a quantidade de trabalho que a mercadoria comanda no mercado.

Para Ricardo, o valor não é sabido de antemão, mas sim conhecido no mercado, pela relação entre as mercadorias. Mercadoria sai do processo de produção sem preço.

Marx: que discorda de Ricardo, diz que ele não define valor e sim, preço.

Valor relativo: valor determinado no mercado, que é descoberto pela comparação entre duas mercadorias.

  • Esta relação é determinada pela quantidade de trabalho necessário (Para Ricardo).
  • Quantidade de trabalho socialmente necessária (Para Marx).

Riqueza é distribuída com o salário, que vem está relacionado com a produtividade agrícola. Valor depende da quantidade de trabalho necessário.

Salário real: é poder de compra, determinado pelo preço dos produtos.

Há monopólio sobre melhores terras. Para estas, se é cobrado renda da terra, o que reduz o lucro pela ineficiência que é dada pela infertilidade da terra. Ricardo introduz na terra o problema da escassez.

Comércio internacional – teoria das vantagens comparativas.

MALTHUS: Teoria da população – PG e Alimentos – PA

Não há como aumentar a produção de alimento, pois é terra é escassa. A população cresce em maior quantidade que a capacidade de produção de alimentos.  Enquanto na agricultura há o problema de escassez, o oposto ocorre na indústria.

O problema da indústria: é que esta produz para os mais ricos, que consomem menos. Os ricos são poupadores e acumulares e este fato gera problema de demanda para os produtos industrializados. Por isso, Malthus aparece com Marx no livro de Keynes, o problema não é a escassez e sim o excesso de produção e falta de consumo, gerando a crise de subconsumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.3 Kb)   pdf (376.3 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com