TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essência da economia

Artigo: A essência da economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE ECONOMIA

A política fiscal é de poder do governo, e diz respeito aos gatos públicos e alíquotas de impostos. Aumentos nos gastos públicos aumentam a renda do país, devido o aumento da demanda agregada. Os recebedores dos gastos iniciais do governo gastarão o montante em bens e serviços ofertados pelas empresas, aumentando assim as suas receitas. Aumentos nas alíquotas de impostos reduzem a renda nacionl disponível, o que reduz o montante que os consumidores dispõe para gastar com bens e serviços, diminuindo a receita de empresas.

A política monetária é controlada pelas autoridades monetárias: Banco Central, COPOM e CMN. A variáveis afetadas pelas autoridades monetárias são a oferta de moeda e taxa de juros de curto prazo.

Aumentos na oferta de moeda por meios de instrumentos de política monetária como Operações de Mercado Aberto e políticas de redesconto, aumentam a renda nominal e reduzem a taxa de juros de curto prazo, aumentando a renda das empresas tanto pelo aumento dos gastos dos consumidores pelo aumento do estoque de moeda, como pela redução da taxa de juros sobre empréstimos e financiamentos. A mais, a redução da taxa de juros torna mais fácil o investimento em produção, já que empréstimos para aumentar o estoque de capital da empresas serão menores, e o custo de oportunidade de imobilizar moeda em bens de capital também será menor.

Reduções da oferta de moeda pelos menos instrumentos citados acima aumentam a taxa de juros. A redução do estoque de moeda a renda nominal e, consequentemente, o gasto dos consumidores com bens e serviços ofertados pelas empresas. Os emprétimos e financiamentos tornam-se mais onerosos, e o custo de oportunidade de imobilizar dinheiro em bens de capital e produção aumenta.

Políticas cambiais de valorização da moeda diminuem o preço do real para cada unidade de dolar, logo importar se torna mais barato, e exportar traz como retorno baixa quantidade de dinheiro. Isso reflete diretamente no saldo dos balanços comerciais e de serviços, com uma redução de seu saldo. Tal redução leva consigo uma redução da renda nacional e nos gastos dos consumidores em bens de consumo.

Políticas cambiais de desvalorização da moeda fazem exatamente o contrário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com