TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS – RESTAURANTE E LANCHONETE A GULA

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA

RONALDO ROSENO DE SOUSA – RA: 3757727506

HEITOR GOMES – RA: 3715675266

TATIANA TAVARES DE ANDRADE – RA: 5221974282

NICILÂNDIA DA SILVA PASSOS – RA: 5221988875

PLANO DE NEGÓCIOS – RESTAURANTE E LANCHONETE

A GULA

Plano de negócios sobre um restaurante denominado A GULA, a ser entregue na disciplina LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL, ministrada pelo professor ZACARIAS.

Santo André

2014

SUMÁRIO EXECUTIVO

 Esse plano de negócio tem como objetivo principal a implementação de um restaurante self-service / lanchonete, onde serviremos cardápios variados de refeições e lanches. Localizado em um ponto estratégico de Santo André, próximo a Faculdade Anhanguera – campus 2. Com um investimento total aproximado de R$ 150.000,00 para estruturação,implementação, capital de giro e estoque inicial. Investimento para um restaurante com capacidade de 100 pessoas, mas optamos em fazer uma média de atendimento de 50 pessoas de segunda a sexta-feira e aos sábados esperamos capacidade total do espaço (domingo, restaurante fechado para limpeza geral), onde com isso chegamos a uma proposta de lucratividade de 13,50% a.m em relação ao valor investido inicialmente recuperando o valor investido em aproximadamente 7 meses, e dobrando esse valor em pouco mais de um ano, tornado altamente rentável o investimento e com um grau de risco baixíssimo, por se tratar de um restaurante com foco na qualidade dos produtos e serviços com funcionários experientes e diferenciados, local privilegiado atentos as ordens da vigilância sanitária, direito do trabalho e consumidor.

INTRODUÇÃO

 

O trabalho a seguir tem por finalidade, demonstrar a viabilidade de um Restaurante / Lanchonete, denominado “A GULA” que irá atender a demanda diária da população local, empresas da região, faculdade e visitantes, considerando os recursos necessários, as condições e a perspectiva de mercado. No meio da incerteza que envolve qualquer projeto, é indispensável ao empreendedor fazer todos os cálculos necessários reduzindo riscos e orientando nas tomadas de decisão. O plano apresentado foi desenvolvido através de levantamentos e informações técnicas para tal como investimentos iniciais, público alvo, análise da concorrência,custos com mão de obra, pesquisas com os consumidores etc. O perfil do Restaurante foi escolhido com base na capacidade produtiva conforme instalações, equipamentos e recursos humanos estabelecidos alinhados à demanda proporcionada pela região. O Restaurante terá capacidade de atendimento para100 pessoas distribuídas em sua área interna com 50 mesas e 200 cadeiras, além de Disk Entregas, com motoboys altamente capacitados.

DADOS DOS EMPREENDEDORES

Sócio 1: Ronaldo Sousa; residente a rua Angelino Gianasi – Ribeirão Pires – SP

Perfil: Atuou nas áreas comercial e administrativa da empresa Soma Soluções Magnéticas.-

Atribuições: Será responsável pela área comercial da empresa, marketing e responsável para buscar as melhores promoções e parcerias para a empresa.

Sócio 2: Heitor Gomes; residente a rua Dr Antonio Jorge Franco – São Bernardo do campo – SP.

Perfil: Atuou muitos anos no setor logístico e financeiro.

Atribuições: Responsavel pelo setor financeiro.

Sócio 3: Tatiana Tavares; residente a rua Perreira Barreto – Santo André - SP

Perfil: Atuou em diversas empresas do ramo de seleção de pessoal.

Atribuições: Será responsável pela contratação e gestão de pessoas para a empresa.

Sócio 4: Nicilândia Passos; residente a rua Gertudres de Lima – Santo André - SP

Perfil: Atua com recebimento e lançamento de notas fiscais.

Atribuições: Será responsável pelo controle de entrada e saída de produtos da empresa, lidará especificamente com as notas fiscais de compra de produtos para o restaurante.

 MISSÃO

Valorizar os sabores da culinária brasileira,visando qualidade dos alimentos servidos e baixo preço para fidelizar os clientes.

VISÃO

Ser reconhecido como o melhor restaurante da região e assim expandir franquias por toda a região do ABC.

SETOR DE ATIVIDADE: Comércio (alimentação)

ANÁLISE DE MERCADO

 Público-alvo (perfil dos clientes): Nosso público alvo é formado basicamente por pessoas de pequeno e médio poder aquisitivo, como por exemplo:

  • Professores e alunos da Faculdade
  • Médicos e funcionários do hospital Cristovão da Gama
  • Moradores do bairro

 O nosso consumidor tem um perfil bem específico. É aquele que precisa fazer refeições rápidas e com alta qualidade. Quanto à faixa etária, o perfil do estabelecimento está mais voltado para o público em geral, desde almoços em família até confraternização dos jovens e adultos.

 No primeiro turno, pretendemos atingir um público mais específico, os executivos e empresários que realizam reuniões de negócios na hora do almoço.

 Já no segundo turno,o atendimento estará voltado para as reuniões de família.

No terceiro turno, o atendimento estará voltado para confraternizações de jovens e adultos que buscam locais próximos e com alta qualidade para fazer o happy hour do final de expediente.

ESTUDO DOS  PRINCIPAIS CONCORRENTES DIRETOS

Os dois principais são: Restaurante e Churrascaria “Churrascaria São João” e o Restaurante e Padaria “Vitória”.

Pontos positivos e negativos dos serviços: “RESTAURANTE E CHURRASCARIA SÃO JOÃO”.

  • Pontos positivos: Serviço com forte investimento em comunicação, marca divulgada em grandes veiculos de comunicação como revista e jornal do GRANDE ABC, nome de fácil memorização, atendimento agradável para o consumidor e localização privilegiada.
  • Pontos negativos: Alto preço dos produtos comercializados e estacionamento não atende a demanda da casa.

Pontos positivos e negativos dos serviços: “RESTAURANTE E PADARIA VITÓRIA”

  • Pontos positivos: Localização, clientes já fidelizados e qualidades nos produtos comercializados, também possui forte influência no meios de comunicação da região.
  • Pontos negativos: Espaço interno pequeno para atendimento dos clientes e não possui estacionamento.

PLANO DE AÇÃO

Descrição Dos Principais Produtos:

 A oferta de um serviço de self-service de exige a seguinte composição de produtos: Carnes tradicionais, cardápio variado com dois pratos principais diários e com opções variadas além dos pratos principais, guarnições, molhos, purês, verduras e legumes, saladas e folhas, frutas.

 Bebidas: Refrigerantes, sucos, água e cerveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com