TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Análise de requisitos

Pesquisas Acadêmicas: A importância da Análise de requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. A importância da Análise de requisitos 4

2. Técnicas para elaborar análise de requisitos 5

REFERÊNCIAS 11

1. A importância da Análise de requisitos

A análise de requisitos tem por objetivo tratar do processo de definição dos requisitos do sistema. Para isso, todas as atividades de desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaboradas e desenvolvidas, é essencial que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que é esperado do aplicativo a ser construído e também o que o não é. A equipe também deve preocupar-se com o desempenho e com a interface exigida pelo cliente. Esse processo deve lidar com diferentes pontos de vista e usar uma combinação de métodos, ferramentas e pessoal, para assim expor, analisar e modelar o sistema a serem desenvolvidos, os requisitos para o sistema devem ser documentados e revistos com o cliente. Os requisitos, de modo geral, podem ser classificados em dois grandes grupos:

Requisitos funcionais e não funcionais.

• Requisitos funcionais: Descrevem explicitamente as funcionalidades e serviços do sistema

• Requisitos não funcionais: Definem propriedades e restrições do sistema

A análise de requisitos é uma das fases mais importantes, se não a mais importante do desenvolvimento de um sistema, através dela e possível ter uma visão de quais funcionalidades o sistema deve ter qual o seu propósito.

Existem varias técnicas que auxiliam a analise de requisitos e possibilita a diferenciação dos tipos de analise de requisito, o que é funcional do que é não funcional. Clareando o entendimento e possibilitando uma melhor compreensão do que o usuário quer para o seu sistema. A análise de requisitos é primordial para o decorrer do projeto, uma analise de requisita bem elaborada determina a qualidade do sistema e minimizar as chances de frustração do usuário com o sistema.

2. Técnicas para elaborar análise de requisitos

Levantamento orientado a pontos de vista

No Levantamento orientado a pontos de vista uma da importante capacidade da análise orientada a pontos de vista é que ela reconhece a existência de várias perspectivas e oferece um conceito para descobrir conflitos nos requisitos propostos por diferentes partes interessadas. São divido em etapas que começa por identifica os possíveis pontos de vista, depois analisa a estruturas de ponto de vista que agrupa pontos de vista relacionados, segundo uma hierarquia , etapa de documentação e então o mapeamento de sistema conforme ponto de vista envolve identificar objetos em um projeto orientado a objetos.

VANTAGENS DESVANTAGENS

Reconhece os diferentes pontos de vista e os utilizam para estruturar e organizar o processo de levantamento e os próprios requisitos. Tem que ser bem elaborado, pois a diferentes tipos de usuário final.

Etnografia

Trata se de uma técnica de observação utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais, para se familiarizar com o sistema e sua historia. O principal objetivo da etnografia é ajudar a descobrir requisitos de sistemas implícitos, onde estão envolvidas pessoas.

Etnografia é utilizada para a descoberta de dois requisitos, os derivados da maneira como as pessoas trabalham e os derivados da cooperação das atividades de outras pessoas.

VANTAGENS DESVANTAGENS

Fornece informações muito mais ricas sobre a vida social do que a maioria dos outros métodos de investigação. Também podemos aprender mais sobre processos sociais, além de se preocupar mais com a compreensão do que com dados e números. Consumir bastante tempo além de o analista ser induzido a erros em suas observações.

Workshop

Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.

VANTAGENS DESVANTAGENS

Maior interação entre as partes interessadas no projeto Pode ocorrer pela parte interessada com poder de mando exigir requisitos de seu interesse sem ouvir as outras partes, para que esta situação não ocorra o intermediador devera saber promover uma boa interação fomentando momentos de descontração a fim de dinamizar o trabalho em equipe. O facilitador deverá ter postura neutra, promovendo a discussão entre os vários intervenientes (ainda que não tenha realmente poder de decisão)

Com uma maior interação entre as duas partes (desenvolvedores e cliente) há também uma melhor definição dos requisitos do projeto

Há uso de um facilitador para conduzir os temas abordados

A tomada de decisões é baseada em processos bem definidos pelas duas partes

Uso da técnica brainstormin (chuva de ideias)

Prototipagem

Protótipo tem por objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando de forma rápida um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto. O protótipo é indicado para estudar as alternativas de interface do usuário; problemas de comunicação com outros produtos; e a viabilidade de atendimento dos requisitos de desempenho.

VANTAGENS DESVANTAGENS

Tempo e custo Reduzidos - Podem melhorar a qualidade de requisitos e especificações fornecidas. Análise insuficiente - um protótipo limitado pode distrair os desenvolvedores de analisar corretamente o projeto.

Melhor participação do usuário - permite melhor feedback e especificação pelo usuário, impedindo assim muitos mal entendidos. Apego ao protótipo - desenvolvedor e usuários podem se limitar apenas ao desenvolvimento do protótipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com