TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância, responsabilidades e as atividades desempenhadas na administração de materiais

Trabalho acadêmico: A importância, responsabilidades e as atividades desempenhadas na administração de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.781 Palavras (20 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 20

A importância, responsabilidades e as atividades desempenhadas na administração de materiais.

Essa é uma atividade que abrange uma execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização. Assim sendo a área que deve, planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Administração de material é uma área que trata de especificados materiais. É uma atividade integrada da Logística, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção. Com o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimento e a otimização dos recursos financeiros operacionais das empresas.

Assim mantendo o abastecimento continuo dos bens e serviços necessários ao funcionamento ininterrupto de uma empresa, satisfazendo as necessidades do sistema de produção, garantindo que os materiais e os serviços sejam da melhor qualidade, pelo melhor preço e que estejam no local necessário e na hora desejada.

Objetivos Principais Destacados:

Bons registros; Aperfeiçoamento do pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Pouca despesa com pessoal; Consistência de qualidade; Continuidade de suprimento; Baixo custo de aquisição; Alto giro de estoque; E preços baixos.

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área especificados materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Critérios de classificação de materiais:

Os materiais de utilização podem ser classificados em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos. Quanto ao valor econômico, os materiais podem ser classificados segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

Assim o valor estratégico, pode ser classificado diferentemente se sua utilização está ligada à segurança nacional, se sua existência está ligada à escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais

Ciclo dos Materiais:

Visa em preparar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.

Deve-se ter especial atenção ao processo de procura e obtenção dos materiais. Atualmente com a tendência de globalização da economia a fonte fornecedora multiplicou-se em número, fazendo com que as equipes encarregadas destas atividades tenham uma crescente complexidade no seu trabalho.

O transporte faz parte das preocupações básicas do administrador de materiais. Seja ele interno ou externo, um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da organização. Deve-se estar sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, além da evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.

A armazenagem de materiais também é uma preocupação constante do administrador. Deve-se também estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

A administração de estoques com eficiência leva à redução de materiais armazenados, citada acima, permite uma previsão de consumo e aquisições, além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa.

Providencias:

Organização & Métodos - realiza um estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia, otimização de processos, são versões atuais ou subconjuntos desta prática;

Qualidade - A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização e pela quebra de paradigmas. Só ocorre de cima para baixo, ou seja, com liderança e participação efetiva do comando da organização desde os mais altos níveis, para melhor atender o cliente.

Informatização - Trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para a gestão e administração modernas.

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA.

Empresa: Patena Ind. Embalagens e Resinas Plásticas.

Ramo de Atuação: Embalagens impresas, filme contrátil, resinas plásticas.

Data: 09/09/2013

Responsável pelo Setor: Marcos Resende.

Função: Gerente Administrativo.

A formação do produto inicia-se com a requisição de compra dos materiais a serem utilizados na fabricação do produto, como polietileno como matéria prima. Através do planejamento com base nos itens programados verifica o estoque de componentes, o estoque de matéria prima, e verifica se tem pedidos de compra já colocados, com essas informações o Planejamento gera ordens de compras, com base em seus fornecedores devidamente certificados.

Com a requisição de compra efetuada, entra a parte da logística, programação de coleta de material, o mesmo vai para o setor de Almoxarifado, onde se inicia conferência do produto no ato do recebimento, através do confronto com o pedido do Sistema (ERP) Alef, nota fiscal do produto com o material físico, os mesmos são armazenados em pallets, com identificação física e sistêmica nos setor de estoque. Os materiais são manuseados através de empilhadeiras e paleteiras hidráulicas.

Após o armazenamento, são destinado ao setor responsável pela inicialização do produto, ex. armazenado em racks e separado por lotes e matéria prima.

Assim o procedimento de industrialização do filme contrátil, em produção, vai para o setor de teste, e qualidade que verifica e certifica que o produto está dentro das normas especificadas por seus clientes.

Aprovada e certificada, a mesma vai para a reta final,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com