TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “lei da oferta e demanda”

Tese: A “lei da oferta e demanda”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

1- A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores.

A ‘lei’ defende que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados.

Quando a Oferta é Maior do que a Demanda

Existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente.

Quando a Demanda é Maior do que a Oferta

Existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.

Veja abaixo um gráfico que explica os principais fatores de influência na oferta e demanda.

2- Se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos um bem normal.

Bem inferior, cuja demanda varia em sentido inverso às variações da renda; exemplo se o consumidor ficar mais rico, diminuirá o consumo de carne de segunda, e aumentará o consumo da carne de primeira.

Bens de consumo saciado, quando a demanda do bem, quase não é influenciada pela renda dos consumidores (arroz, farinha, sal, etc.), neste caso a demanda por esses produtos tenderão a continuar a mesma.

Bens substitutos, quando há uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outro. Exemplo: um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe.

Bens complementares: São bens que podem ser utilizados em conjunto ou que ficam melhores utilizados. Ex: Se aumentar o preço da impressora e a quantidade demandada de cartuchos diminuir é porque a impressora e o cartucho são complementares no consumo.

4- A Variação na demanda ocorre quando há uma alteração em qualquer das outras variáveis que influenciam a demanda por um bem. Nesse caso, há um deslocamento de toda a curva de demanda, pois, a cada preço, os consumidores passam a demandar uma quantidade diferente da que demandavam antes de ocorrer a alteração considerada.

A variação da quantidade demandada ocorre quando há um aumento ou um redução nas intenções de compra provocados por variações no preço do produto. Nesse caso, há um movimento ao longo de uma mesma curva de demanda. A curva de demanda não muda de posição.

5- a) A maioria das pessoas considera a manteiga e a margarina bens substitutos. Um aumento do preço da margarina causará um aumento do consumo de manteiga, deslocando a curva da demanda de manteiga para a direita, de D1para D2 na figura a seguir. Esse deslocamento da demanda causará o aumento do preço de equilíbrio de P1 para P2 e da quantidade de equilíbrio de Q1 para Q2

b) Um aumento no preço do leite.O leite é o principal ingrediente na fabricação da manteiga. Um aumento do preço do leite elevará o custo de produção da manteiga. A curva da oferta de manteiga será deslocada de S1 para S2 na figura a seguir, o que resultará em um preço de equilíbrio mais alto, P2, de modo que os custos mais elevados de produção serão cobertos, e em uma menor quantidade de equilíbrio, Q2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com