TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DA OFERTA E DA DEMANDA

Projeto de pesquisa: LEI DA OFERTA E DA DEMANDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Nesta atividade apresentamos e contextualizamos, mesmo que resumidamente, algumas ferramentas administrativas capaz de dinamizar o ambiente empresarial e potencializar a tomada de decisão dos gestores nas organizações.

No entanto há algumas barreiras que precisamos identificar para que o ambiente interno e externo da organização seja influenciado positivamente e seja capaz de gerar prosperidade à empresa. Neste caso, destacamos o Google que através de uma nova roupagem no modelo administrativo, se transformou na empresa mais poderosa do mundo virtual e já dá passos decisivos, no mundo físico, com lançamento de produtos, até então, impensáveis.

LEI DA OFERTA E DEMANDA

A Lei da Oferta e da Demanda (Oferta) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. Os principais itens que influenciam a oferta é o preço, a quantidade e a tecnologia utilizada na fabricação dos produtos ou serviços. A demanda é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar ou diminuir o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e não é mais uma moda de eficiência operacional, pois faz parte da estratégia empresarial. Desta forma, podemos classificar o conhecimento humano em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito, os quais são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios.

Podemos então definir que o conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.

O conhecimento tácito, no entanto, é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções e habilidades e isso é considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações, mas só pode ser avaliado por meio da ação.

O processo da Gestão do Conhecimento dentro da organização pode ser exemplificado através do diagrama abaixo, onde cada etapa depende uma da outra.

Socialização é o compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática (tácito para tácito). Articulação/ externalização é a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo (tácito para explícito). Combinação – padronização do conhecimento é juntá-lo em um manual ou guia de trabalho e incorporá-lo a um produto (explícito para explícito). Internalização é quando novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização e outras pessoas começam a internalizá-los e utilizam para aumentar, estender e reenquadrar seu próprio conhecimento tácito (explícito para tácito).

Gestão do Conhecimento é, portanto, o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe.

PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

A conquista do conhecimento é importante dentro da organização, no entanto, nada vale somente identificar, se não conseguirmos usufruir deste diferencial. Assim, evidenciamos o valor da comunicação para que o conhecimento possa ser transformado em uma ferramenta que potencialize os resultados na organização.

Comunicação é um processo de duas vias, isso porque, se não conseguimos ouvir e entender o que estão dizendo, não há comunicação. Para que uma comunicação seja efetiva, precisamos ouvir ativamente. Isto pode parecer óbvio, na medida em que a ação de ouvir é passiva, no entanto existe sim uma grande diferença entre escutar o que está sendo dito e ouvir ativamente e, consequentemente, compreender o significado da comunicação. Vale destacar que esta habilidade está sendo hoje considerada crítica quando o assunto é comunicação.

Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são emissor - aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem; receptor - o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem; mensagem - pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação e o canal - o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.

No entanto há muitas barreiras presentes no emissor, como a utilização de linguagem inadequada; diferentes significados; características pessoais; tom de voz e suposição que o receptor domina o assunto. Para eliminar estas barreiras é necessário pesquisar e analisar se o público alvo tem domínio do assunto a ser exposto, fazendo uma adequação das mensagens contidas no assunto a ser tratado para atingir o seu público alvo.

É fundamental ter em conta que o universo da comunicação empresarial é imenso e a empresa representa um conjunto de deferentes tipos de comunicação e tendo como instrumento fundamental a gestão global.

Há vários tipos de comunicação dentro da empresa, dentre eles destacamos a comunicação comercial - constituída pelo marketing e publicidade; a comunicação financeira - pela gestão da informação e das relações que se estabelece com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com