TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A meta de microeconomia e macroeconomia

Artigo: A meta de microeconomia e macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las, sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religiosos, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc. E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida, divida em dois pontos de microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia - estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõem a economia (consumidores privados, famílias, empresas comerciais, industriais e de serviços, trabalhadores, produtores de bens ou serviços particulares) agem e reagem umas com as outras: surgida no final da década de 30. E realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos à frequentes mudanças.

Macroeconomia - parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Têm como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional; o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e os investimentos totais, ou seja, a totalização dos aspectos individuais analisados na microeconomia. A estrutura da macroeconomia baseia-se da seguinte forma: Mercado de Bens e Serviços (determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços), Mercado de Trabalho (admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.), mercado Monetário (analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.), mercado de Títulos (analisa os agent

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com